Ter, 20/09/2005 - 14:46
Esta idosa passa os dias na Santa Casa da Misericórdia de Bragança, onde é acarinhada por todas as pessoas que a acompanham diariamente, dada a sua “bondade e vontade de conviver com os outros”.
O dia do aniversário de Maria da Piedade Pereira, festejado no passado dia 5, contou com a presença de toda a “família” da Misericórdia, que proporcionou a esta utente um dia cheio de alegria e animação.
O peso da idade não é um obstáculo para esta centenária comer pela sua própria mão. Maria da Piedade Pereira toma sempre o seu pequeno-almoço e, à hora do almoço, não dispensa o seu copinho de vinho. O lanche também faz parte da rotina diária desta utente, que dispensa, sempre, o jantar.
Idosa adora o convívio
As assistentes sociais que lidam diariamente com esta idosa confessam que Maria da Piedade Pereira é uma utente especial pela sua vitalidade e alegria de viver. O passar dos anos roubou-lhe a mobilidade, mas a idosa não toma qualquer tipo de medicação, dado que tem uma “saúde de ferro”.
Quem passa os dias com esta utente afirma que o segredo para tanta vida pode estar nos hábitos de Maria da Piedade, que se recusa a fazer aquilo que não tem vontade de fazer.
O facto de não poder andar entristece esta utente da Misericórdia, que, durante a festa de aniversário, lamentava não poder dar um pezinho de dança. Contudo, a vontade de andar marca os dias desta centenária que diz ter vontade de se levantar da cadeira de rodas para andar no andarilho, ao qual chama “bicicleta”.
O convívio com os outros utentes e a recepção de visitas também são motivos de felicidade para esta centenária, que adora estar rodeada de gente.
A vitalidade que Maria da Piedade Pereira deixa transparecer, diariamente, deixa as assistentes da Misericórdia esperançadas em comemorarem, na companhia desta utente, os 107 anos de vida.