Qua, 27/04/2005 - 16:18
Dos tempos medievais ainda restam vestígios de uma fortificação única do género em todo o País, onde se destaca a torre heptagonal. Este monumento de cariz militar tem na fachada central as armas da vila e os parapeitos acolhem cachorros devidamente explicitados.
Segundo Edgar Gata, estes 850 anos de história identificam-se com o nascimento da Nacionalidade, sendo o concelho um exemplo típico do municipalismo no País.
Outros dos aspectos a salientar é que o município de Freixo de Espada à Cinta, com as suas características raianas, conseguiu resistir a várias investidas ao longo dos séculos.
Durante o período das comemorações dos 850 anos de Freixo de Espada à Cinta, autarquia local pretende dar a conhecer aos mais novos a história local e promover o potencial da região fora de portas.
Das iniciativas evocativas da efeméride destacam-se as comemorações oficias, com o lançamento de material evocativo, como é o caso de uma medalha e de material promocional das potencialidades e das freguesias do concelho.
Outros dos pontos altos das comemorações serão os momentos evocativos da cultura de Freixo de Espada à Cinta. O destaque vai para a homenagem aos missionários que partiram de Freixo em direcção a todo o mundo, que está marcada para Junho.
Durante o período de Verão será tempo para evocar o grande poeta freixenista Guerra Junqueiro, com o lançamento de “Os Simples”, com ilustrações de pintora Graça Morais.
Além disso, cada freguesia do concelho será recordada com lançamento de um prospecto promocional, complementado com um T-Shirt alusiva à data.