Ter, 22/03/2005 - 18:28
A candidatura socialista, por outro lado, marca o regresso do ex-ministro do Desporto e da Juventude, Armando Vara, à política activa. O actual administrador da Caixa Geral de Depósitos é cabeça-de-lista à Assembleia Municipal de Vinhais e promete estar ao lado de Américo Pereira na luta pelo desenvolvimento do concelho.
Recorde-se que Armando Vara é natural de Lagarelhos, concelho de Vinhais, mas em 2002 começou a abrandar a sua actividade política, apesar de continuar a fazer da Comissão Política Nacional do PS.
“Convite da minha terra”
"Um convite da minha terra era a única coisa que, neste momento, me faria voltar a uma posição mais activa na vida pública", garantiu o ex-governante perante uma plateia composta por mais de 200 pessoas, na sua maioria candidatos às juntas e Assembleias de Freguesia do concelho.
Américo Pereira contratula-se com o apoio de Armando Vara e, no jantar de sábado, e conta com a ajuda do administrador da CGD para abrir as portas dos Ministérios em Lisboa. "É a pessoa indicada para nos ajudar, pois trata o primeiro-ministro por tu e conhece como ninguém restantes os membros do Governo", salienta o candidato à CMV.
Américo Pereira é vereador da CMV há 16 anos e fez parte da equipa liderada por José Carlos Taveira, que, há quase doze anos, conseguiu conquistar um município considerado um bastião do PSD e do CDS.
Aos 41 anos, o candidato já foi deputado pelo PS na Assembleia da República e pretende conquistar a presidência da autarquia através duma aposta no apoio às Juntas de Freguesia e aos mais idosos. A melhoria das acessibilidades ao concelho, a fixação dos jovens e a promoção do fumeiro como factor de desenvolvimento e atracção turística são outras das bandeiras do candidato.