Sex, 18/03/2005 - 14:30
No próximo 20 de Março, os caminhos do motociclismo vão dar à pista de MotoCross de Freixo de Espada à Cinta. A vila vai ser palco de uma prova a contar para o Campeonato Nacional de Infantis A, Infantis B e o Troféu 125 e 250 cm cúbicos.
Estas são apenas três das seis provas que vão decorrer na Pista de MotoCross da vila, até ao final do ano.
No dia 21 de Agosto, realizar-se-á o Campeonato Nacional de Infantis A, Infantis B e 125 e 250 cm cúbicos. “É o top do Nacional”, salienta o presidente da Junta de Freguesia de Freixo de Espada à Cinta (JFFEC), Raul Fernandes.
A Pista de MotoCross, uma obra da Junta de Freguesia, está a funcionar desde Agosto do ano passado e está vocacionada para provas nacionais e internacionais, tendo sido homologada pela Federação Portuguesa de MotoCross.
Para o autarca, esta Pista tem uma dupla importância. Primeiro, permite a prática deste desporto aos habitantes de Freixo; depois, a realização de provas no local “faz com que muita gente venha conhecer a nossa terra, fique hospedada, coma nos restaurantes…”.
Para além dos dividendos económicos que a vila pode tirar destas actividades, é, também, uma oportunidade para “mostrarmos as nossas paisagens bonitas e os nossos monumentos”.
O ano passado, prova atraiu cerca de duas mil pessoas, entre participantes e espectadores. A iniciativa contou com a participação de 44 motociclistas. Este ano, esperam-se perto de 60 pilotos.
Ambição é
Campeonato da Europa
As receitas angariadas com a venda e bilhetes reverteram, no ano passado, a favor dos Bombeiros Voluntários de Freixo de Espada à Cinta. Este ano, a organização vai cobrar 3 Euros de entrada “para ajudar a cobrir as despesas”.
A Pista de MotoCross foi construída por administração directa e resultou de um trabalho da Junta de Freguesia “Se entregássemos a obra a um empreiteiro, ficava por milhares de milhares de contos”. Tem nove hectares, no total, sendo o perímetro de corrida de 1650 metros.
As provas de Freixo já fazem parte do Calendário Nacional de MotoCross, mas Raul Fernandes tem uma outra ambição: “O meu maior desejo é um dia trazer aqui o Campeonato da Europa”.
De qualquer forma, “já foi importante no primeiro ano que tivemos a pista, ter cá o Campeonato Nacional e as pessoas de Freixo conseguiram ver ao vivo, pela primeira vez, uma prova destas”, acrescenta o autarca.
No próximo dia 20, o concelho vai acolher os melhores pilotos nacionais, entre os quais o Campeão Nacional de MotoCross, Raul Santos, natural de Chaves. Os participantes são oriundos das mais diversas regiões do país. Por isso, para o presidente da JFFEC, esta prova é uma grande promoção para o concelho. “Se formos ver as revistas de desporto motorizado, Freixo de Espada à Cinta está em todas”, salienta o responsável.