Sex, 18/03/2005 - 14:27
Começou no passado sábado, em Bragança, a 9ª Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente, uma competição que, durante uma semana, percorrerá os céus de Norte a Sul do país.
A prova, que termina em Évora na próxima quinta-feira, conta com 24 equipas oriundas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Suiça, Hungria, Reino Unido e França. Além disso, Portugal também será sobrevoado por balões de equipas nacionais e de países estreantes como a Polónia, Hungria e Eslovénia.
A partida para o voo inaugural foi dada bem cedo, pelas 6 horas, no Estádio Municipal de Bragança. Ao final da tarde, já no cenário do Castelo de Bragança, os habitantes da cidade puderam fazer o seu baptismo de voo, nos balões que disputam a prova.
Um concorrente da Bélgica, que participa na prova pela nona vez, diz que vem a Bragança “pela paisagem deveras encantadora”. “Não venho para ganhar nada, apenas para admirar o belo que Trás-os–Montes tem”, revelou.
Adesão crescente
No dia seguinte os balões despediram-se de Bragança e seguiram em direcção à Quinta da Ervamoira, em Vila Nova de Foz Côa.
A 9ª Travessia em Balão de Ar Quente, a mais longa travessia realizada em Portugal, é organizada pelo Clube Português de Balonismo e patrocinada por diversas empresas que dão nome a cada uma das etapas classificadas.
Além deste grupo, realizam-se algumas etapas especiais de cidade que permitirão às populações assistir de perto ao colorido dos Balões de Ar Quente.
Em disputa estão três troféus (Ramos Pinto, BP e Rover/MG), bem como os prémios de participação relativos ao melhor resgate (“Rodinhas”), Longa Distância (Bartolomeu de Gusmão) e Fair Play.
Na segunda-feira, o despertar será feito na cidade do Fundão, de onde partirão, no dia seguinte, para Ponte Sôr. Na quarta-feira as equipas chegarão a Évora, onde decorrerá a festa de encerramento e a entrega de prémios, após a realização duma prova especial.
De ano para ano, a prova tem vindo a conquistar mais adeptos da modalidade e, nesta edição, conta com os melhores balonistas a nível mundial.