Sex, 18/03/2005 - 12:40
Cabrito assado no forno, cabrito estufado com batata cozida de Montalegre ou caldeirada de cabrito são alguns dos pratos que estarão em foco no próximo fim-de-semana, em Montalegre, no decorrer do IV Festival Gastronómico do Cabrito de Barroso.
O certame arranca no sábado com a realização do Raid Cabrito de Barroso para jipes e moto 4, numa iniciativa organizada pela NaturBarroso. Segue-se a abertura do posto de venda de cabrito de barroso, folar da Páscoa e produtos da terra, na Praça do Município. A par da Loja do Agricultura da Cooperativa Agrícola de Montalegre, este stand de venda é um dos locais onde se poderá adquirir cabrito certificado.
O programa prossegue com o almoço e jantar nos restaurantes oficiais do Festival e com animação nocturna nos bares e discotecas da vila.
No domingo, após a abertura do posto de venda de cabrito, o destaque vai para a inauguração da exposição “O Rebanho” e para a actuação da Banda de Parafita, Xaranga Galega, Gaiteiros de Pitões e grupo de concertinas, que animarão a manhã.
Após os almoços nas unidades aderentes, arranca a animação musical, enquanto a Câmara Municipal de Montalegre (CMM) organiza desportos radicais e acções de animação juvenil.
Às 16:30 horas tem lugar uma das iniciativas mais marcantes do Festival. Trata-se da merenda comunitária que permite comer cabrito frito, acompanhado de pão centeio e bebida por apenas 3 euros. Mas não é só, pois a CMM vai oferecer um folar de Páscoa às pessoas que participarem na merenda.
Para acabar bem à moda do Barroso, o Campo da Feira recebe uma Chega de Bois, que encerrará esta edição do Festival Gastronómico do Cabrito.
O certame é organizado pela CMM, pelo Agrupamento de Produtores do Cabrito de Barroso e pela Cooperativa Agrícola dos Produtores de Batata para Semente de Montalegre.