O senhor feliz e o senhor contente.

PUB.

O senhor presidente da República é um homem feliz. O senhor primeiro-ministro um homem contente. A vida corre-lhes bem, segundo consta. Tanto assim é que se divertem a apostar, publicamente, qual deles é mais optimista.

Será porque o Produto Interno Bruto cresceu, ainda que não o necessário e suficiente, no primeiro trimestre do ano corrente, fruto, sobretudo, da procura externa? Ou apenas porque o desemprego e o défice desceram tanto que melhor será passar a falar em pleno emprego e superavit? Ou também porque os mafarricos do BE, do PCP e dos sindicatos se têm revelado muito mais cordatos e menos exigentes do que seria de supor? Ou ainda porque a democracia está mais distorcida do que nunca, com a oposição tonta e frouxa do PSD e do CDS? Ou só porque o beija-mão abençoador do Papa Francisco os livrou do fogo do inferno?

A verdade é que o senhor presidente da República e o senhor primeiro-ministro irradiam felicidade. Poderá ser apenas encenação, obra de analistas e comentadores sabichões que com duas ou três notícias positivas constroem um país cor-de-rosa, fazendo passar a ideia de que é tudo obra do actual governo quando, como é óbvio, o aumento das exportações e o correspondente crescimento da economia não resultaram de medidas governativas. Os resultados até poderiam ser ao contrário, independentemente da bondade das actuais políticas, estando agora o governo a tirar o cavalinho da chuva.

A verdade é que nem a dívida pública, nem a emigração, nem as assimetrias regionais, nem a taxa de pobreza, nem o crédito mal parado, nem os deprimentes indicadores socioeconómicos, com destaque para os educacionais, que continuam a colocar Portugal lá para as bandas do Terceiro Mundo, para não citar o défice demográfico que indicia o desaparecimento de Portugal, a prazo, levam o senhor presidente da República e o senhor primeiro-ministro a franzir o cenho e a baixar o tom da música.

Mas será que a maioria dos portugueses, incluindo os mais de dois milhões e meio que vivem abaixo do limiar da pobreza, todos os que andam derreados pelo fardo dos impostos e os muitos que continuam a ser constrangidos a emigrar comungam do mesmo optimismo?

Ou será que desconfiam (gato escaldado da água fria tem medo!) que esta alegria momentânea terminará logo após as próximas eleições legislativas, com o povo, classe média em especial, a ter que fazer face a uma nova crise?

Salvador Sobral, o inesperado vencedor do Festival da Eurovisão surgiu no momento mais asado convidando os portugueses a amar pelos dois, isto é, pelo presidente da República e pelo primeiro-ministro. Nem de propósito! Só foi pena que quando foi recebido na Assembleia da República não tenha cantado a música vencedora aos deputados.

 Proponho, por isso, que o próximo Festival da Eurovisão tenha lugar no palácio de São Bento. E que os representantes de Portugal sejam o senhor presidente da República e o senhor primeiro-ministro cantando a rábula “Senhor Feliz e senhor contente”. Com a “Geringonça” como coro, claro está. Auguro o maior sucesso. Será mesmo a apoteose do regime.

Post scriptum: Algum bicho lhes mordeu. Agora que Portugal deixou o Procedimento por Défice Excessivo quer o senhor presidente da República quer o senhor primeiro-ministro denotam, nos seus discursos, também terem posto de lado o Procedimento por Optimismo Excessivo. Oxalá não seja sol de pouca dura.

Este texto não se conforma com o novo Acordo Ortográfico.

Henrique Pedro