O que faz falta é avisar a malta

PUB.
A algazarra em torno da pretensa salvação, ou enterro definitivo, da Caixa Geral de Depósitos, é ainda descomunal e promete continuar. Os portugueses, porém, já anteriormente assistiram a outros concertos desafinados do Governo e das ruidosas bandas partidárias, a propósito do BPN, por exemplo, cujos acordes marciais ainda não esmoreceram por completo. Contudo, o ruído causado pela CGD ultrapassa tudo que imaginar se pode, porque ganhou a dimensão de um antipatriótico desconcerto regimental. 
A parafernália de violinos, címbalos, clarins, bombos, trombones, gargarejos e pandeiretas que os políticos e afins tocam a seu bel-prazer, ao mesmo tempo e sem maestro, só tem conseguido azucrinar o povo e desviar a sua atenção daquilo que verdadeiramente importa. Talvez seja isso mesmo que tais senhores pretendem. Até os acordes de piano que se fazem ouvir lá para os lados de Belém já sabem a papel de música.
O povo está mais que farto dos ruídos celestiais desta democracia cega, surda, viciosa e barulhenta, sobretudo porque ninguém lhe diz onde foi e vai parar tanto dinheiro e quanto mais lhe vão extorquir.
Povo que continua sem saber que descaminho levaram os muitos milhares de milhões de euros que a Administração Pública sonegou aos salários e às poupanças domésticas, e que não utilizou ou não acautelou devidamente. Milhões que os governantes malbarataram ou permitiram que fossem rapinados dos cofres do Estado, às escâncaras ou sorrateiramente.
Muitos milhões que faltam à Economia, à Educação, à Justiça, à Segurança Social, à Saúde e à Defesa Nacional. Milhões que escorreram para os cofres de bancos falidos, luvas, subornos, cambalachos, bolsos, chapéus e sobretudos.
Onde param tantos milhões, afinal? Os portugueses continuam sem saber e esse sagrado direito continua a ser-lhe sonegado. Embora haja governantes, altos funcionários, gestores de topo e líderes partidários que, pelos vistos, até sabem, porque quando se trata de atacar despudoradamente os adversários não se coíbem de lançar mão, a torto e a direito, dos argumentos do crédito malparado, dos paraísos fiscais, das contas suíças e da falta de controlo do Estado e das entidades reguladoras. 
E não deixa de ser muito estranho que políticos ditos de esquerda, que tão ciosos são da sua pretensa superioridade moral, avalizem a escandalosa desigualdade salarial da CGD e silenciem, ruidosamente, estas verdades a que o povo tem direito, acabando por despistar a luta eficaz contra a corrupção de Estado. Deixem-se de “hard rock” festivaleiro, portanto. 
O povo quer que o Governo, os partidos que o apoiam e a oposição, de uma vez por todas, toquem afinados e ao som do Hino Nacional, uma indispensável auditoria, ampla, independente e consequente à CGD, e não só. 
O que faz falta é avisar a malta. É dizer ao povo onde pára o dinheiro e quanto mais lhe vão extorquir. Tout court.
 
Este texto não se conforma com o novo Acordo Ortográfico
Henrique Pedro