Vacine-se e proteja-se da gripe!

PUB.
A vacinação contra a gripe é a principal medida de prevenção da doença e tem como objetivo proteger as pessoas mais vulneráveis. A vacinação inicia-se em outubro e deve ser feita preferencialmente até ao fim do ano.

O que é a gripe?
A gripe é uma doença aguda viral que afeta predominantemente as vias respiratórias.
É uma doença contagiosa que, maioritariamente, cura espontaneamente. Mas podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade.

Como se transmite a gripe?
O vírus é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infetada, expelidas sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto direto com partes do corpo ou superfícies contaminadas (por exemplo, através das mãos).

Quais os sintomas/sinais da gripe?
No adulto, a gripe manifesta-se por início súbito de mal¬-estar, febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse seca. Pode também ocorrer inflamação dos olhos.
Nas crianças, os sintomas dependem da idade. Nos bebés, a febre e prostração são as manifestações mais comuns. Os sintomas gastrintestinais (náuseas, vómitos, diarreia) e respiratórios (laringite, bronquiolite) são frequentes. A otite média pode ser uma complicação frequente no grupo etário até aos 3 anos. Em crianças mais velhas os sintomas são semelhantes aos do adulto.

A gripe e a constipação são a mesma doença?
Não. Os vírus que as causam são diferentes e, ao contrário da gripe, os sintomas/sinais da constipação são limitados às vias respiratórias superiores: nariz entupido, espirros, olhos húmidos, irritação da garganta e dor de cabeça. Raramente ocorre febre alta ou dores no corpo. Os sintomas e sinais da constipação surgem de forma gradual, enquanto que na gripe o inicio é súbito.

Como se evita a gripe?
A gripe pode ser evitada através da vacinação anual. Evitar o contacto com pessoas com a doença e lavar frequentemente as mãos ajudam a diminuir a probabilidade de contágio.

Quem deve ser vacinado contra a gripe?
Devem ser vacinadas as pessoas que têm maior risco de sofrer complicações depois da gripe.
A vacinação contra a gripe é fortemente recomendada a:
• Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos;
• Doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos 6 meses de idade);
• Grávidas;
• Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (ex.: lares de idosos).
Aconselha-se também a vacinação às pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.

A vacina contra a gripe funciona?
Sim. A vacinação reduz muito o risco de contrair a infeção. Se for infetada, a pessoa vacinada terá um menor risco de ter complicações.

A vacina pode provocar a gripe?
Não. A vacina contra a gripe não contém vírus vivos, pelo que não pode provocar a doença. No entanto, as pessoas vacinadas podem contrair outras infeções respiratórias virais que ocorrem durante a época de gripe e para as quais não há vacina.

Quando deve ser feita a vacinação?
Como, em Portugal, o pico da atividade gripal tem ocorrido entre Dezembro e Fevereiro, a vacinação deve ser feita, preferencialmente até ao final do ano, podendo, no entanto, decorrer durante todo o Outono e Inverno.

Onde se compra a vacina?
A vacina pode ser adquirida em farmácia, sendo necessária receita médica e beneficiando de uma comparticipação de 37% .

Quem pode fazer a vacina gratuitamente?
A vacina é gratuita nos centros de saúde para as pessoas:
• Com idade igual ou superior a 65 anos
• Residentes ou internadas em instituições
• De grupos de maior risco clínico: diabetes mellitus, terapêutica de substituição renal crónica (diálise), trissomia 21, a aguardar transplante de células precursoras hematopoiéticas ou de órgãos sólidos, submetidas a transplante de células precursoras hematopoiéticas ou de órgãos sólidos, sob quimioterapia, fibrose quística, défice de alfa-1 antitripsina sob terapêutica de substituição, patologia do interstício pulmonar sob terapêutica imunosupressora, doença crónica com comprometimento da função respiratória, da eliminação de secreções ou com risco aumentado de aspiração de secreções, bombeiros que tenham contacto com doentes de risco.

Se estiver com gripe, o que fazer?
Cuide-se e evite transmitir a doença.
• Fique em casa, em repouso;
• Não se agasalhe demasiado;
• Meça a temperatura ao longo do dia;
• Se tiver febre pode tomar paracetamol (mesmo as crianças).
• Se está grávida ou a amamentar não tome medicamentos sem falar com o seu médico;
• Utilize soro fisiológico para tratar a obstrução nasal;
• Não tome antibióticos sem recomendação médica. Não atuam nas infeções virais, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura;
• Beba muitos líquidos: água e sumos de fruta;
• Se viver sozinho, especialmente se tiver limitações de mobilidade ou estiver doente, deve pedir a alguém que lhe telefone regularmente para saber como está.

Se tiver dúvidas, contacte o SNS24: 808 24 24 24

Fonte: Direção-Geral da Saúde