O que precisa de saber sobre o novo coronavírus

PUB.
Numa altura em que o surto do novo coronavírus, intitulado 2019-nCoV, com origem na cidade de Wuhan, na China, foi declarado emergência de saúde pública internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fique a conhecer as respostas a algumas das perguntas mais frequentes sobre este vírus. Os viajantes regressados das áreas afetadas que apresentarem sintomas sugestivos de doença respiratória, antes de se deslocarem a um serviço de saúde, devem contactar o SNS 24, através do número 808 24 24 24, e seguir as orientações que lhe forem transmitidas através da linha de atendimento do Serviço Nacional de Saúde.

O que é um coronavírus?

Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

 

O que é este novo coronavírus?

O novo coronavírus, intitulado 2019-nCoV, foi identificado pela primeira vez em janeiro de 2020 na China, na cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto nesta cidade chinesa. A fonte da infeção é ainda desconhecida.

 

Como se transmite?

Ainda está em investigação a via de transmissão. A transmissão pessoa a pessoa foi confirmada. No entanto, não se conhecem ainda mais pormenores.

 

Quais os sinais e sintomas?

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda, como febre, tosse e dificuldade respiratória.

Em casos mais graves, pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

 

Qual o risco?

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) considera que existe, neste momento, uma probabilidade moderada de importação de casos nos países da União Europeia/Espaço Económico Europeu (UE/EEE).

A probabilidade de transmissão secundária na UE/EEE é baixa, desde que sejam cumpridas as práticas de prevenção e controlo de infeção adequadas.

 

Existe uma vacina?

Não existe vacina. Sendo um novo vírus, estão em curso as investigações para o seu desenvolvimento.

Existe tratamento?

O tratamento para a infeção por este novo coronavírus é dirigido aos sinais e sintomas apresentados

Como me posso proteger?

Não tendo sido reportados casos em Portugal, pelo que não estão indicadas medidas específicas de proteção.

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene, etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar para reduzir a exposição e transmissão da doença:

- Evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias;

- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes;

- Evitar contacto desprote­gido com animais selvagens ou de quinta;

- Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);

- Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.

- Como viajante, o que devo fazer?

- A OMS não recomenda, nesta fase, restrições de viagens e trocas comerciais para a China;

- Se tiver como destino a China, deve seguir as recomendações das autoridades de saúde do país e as recomendações da OMS;

- Para viajantes regressados das áreas afetadas que apresentarem sintomas sugestivos de doença respiratória, durante ou após a viagem, antes de se deslocarem a um serviço de saúde, devem ligar 808 24 24 24 (SNS24), informando sobre a sua condição de saúde e história de viagem, seguindo as orientações que vierem a ser indicadas.

 

Fonte:

Direção-Geral da Saúde