Intoxicações: o que fazer?

PUB.
Envenenamento e intoxicação são a mesma coisa? São dois termos muitas vezes utilizados com o mesmo sentido para designar alterações (ou sintomas) que resultam do contacto ou exposição aos mais variados produtos ou medicamentos.

O que não devo fazer em caso de intoxicação?

Em caso de intoxicação nunca deve induzir o vómito sem que lhe tenha sido indicado por um profissional de saúde.

 

O que devo fazer se tomei a medicação para a tensão duas vezes?

Deve ingerir líquidos (água e/ou chá) em pequenos golos. Se se deitar, ao levantar-se deve sentar-se na cama 1 ou 2 minutos, de modo a evitar cair se tiver tonturas.

 

O que é uma intoxicação por paracetamol?

É uma situação que resulta da ingestão deste medicamento em doses superiores às recomendadas. As consequências são variáveis em função da dose ingerida. Em qualquer caso contacte o CIAV – 800 250 250.

 

O que devo fazer se uma criança bebeu um frasco de paracetamol (ben-u-ron®)?

Deve ligar de imediato para o CIAV. Ser-lhe-á indicado como deve proceder e se há ou não necessidade de ir ao hospital.

 

Quanto tempo devo vigiar uma criança que bebeu um frasco de paracetamol (ben-u-ron®)?

Irá depender das circunstâncias: a dose ingerida, se vomitou ou se foi ao hospital. Em caso de dúvida deve contactar o CIAV.

 

O que devo fazer se uma criança bebeu um frasco de ibuprofeno (Brufen®)?

Deve ligar de imediato para o CIAV. Ser-lhe-á indicado como deve proceder e se há ou não a necessidade de ir ao hospital.

 

Quanto tempo devo vigiar uma criança que bebeu um frasco de ibuprofeno (Brufen®)?

Irá depender das circunstâncias: a dose ingerida, se vomitou ou se foi ao hospital.

Em caso de dúvida deve contactar o CIAV.

 

O que devo fazer em caso de intoxicação com produtos de limpeza?

Em caso de contacto com produtos de limpeza na pele ou nos olhos, deve lavar de imediato com água corrente. Se existiu ingestão não deve induzir o vómito. Ingira 1 ou 2 golos de leite frio. Deve contactar o CIAV.

 

O que devo fazer em caso de intoxicação com lixívia (hipoclorito de sódio)?

No caso de contacto com a pele ou com os olhos, deve lavar de imediato com água corrente. Se existiu ingestão não deve induzir o vómito. Ingira 1 ou 2 golos de leite frio.

Deve contactar o CIAV.

 

O que devo fazer em caso de intoxicação com amoníaco?

Se inalar um produto com amoníaco deve lavar com água corrente as áreas expostas (por exemplo, olhos, cara, braços), aplicar soro fisiológico nas narinas e arejar a casa. Se sentir dificuldade em respirar ligue para o CIAV.

 

O que fazer em caso de intoxicação com gás da cozinha?

Em caso de intoxicação com gás da cozinha deve abrir de imediato as janelas e portas para arejar a casa. Se sentir quaisquer sintomas ligue para o CIAV. Se alguém tiver perdido os sentidos ligue 112.

 

Quanto tempo devo vigiar uma criança que bebeu detergente?

O tempo que deve vigiar uma criança que bebeu detergente depende das circunstâncias, de entre as quais o tipo de detergente, a dose ingerida, se vomitou ou não, se foi ao hospital. Em caso de dúvida contacte o CIAV.

 

O que é uma intoxicação digitálica?

Digitálicos são medicamentos utilizados no tratamento de doenças do coração. Uma intoxicação digitálica é um conjunto de sintomas que podem surgir em doentes medicados com digitálicos, na sequência de um aumento da dose diária ou por outras circunstâncias que possam diminuir a sua eliminação. Se tiver vómitos, alterações da visão ou sintomas que lhe levantem dúvidas contacte o CIAV.

 

O que é uma intoxicação cumarínica?

Uma intoxicação cumarínica é uma situação que pode surgir em doentes que tomam medicamentos (por exemplo varfarina) para evitar a formação de coágulos no sangue.

Podem ocorrer hemorragias nasais, aparecimento de sangue na urina ou hematomas na pele. Nestes casos, deve contatar o CIAV ou 112 nos casos mais graves.

 

O que é uma intoxicação por ácido acetilsalicílico?

É uma situação que resulta da ingestão deste medicamento em doses superiores às recomendadas. As consequências são variáveis em função da dose ingerida. Em qualquer caso contacte o CIAV.

 

O que é uma intoxicação por ácido etílico?

É uma situação clínica que resulta geralmente do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Os sintomas dependem do tipo de bebida, da dose ingerida e da própria pessoa: são, fundamentalmente, náuseas, vómitos, alterações do comportamento. Nos casos mais graves pode inclusivamente levar ao coma.

 

O que é uma intoxicação por benzodiazepinas?

É um conjunto de sintomas que resultam do consumo elevado deste tipo de medicamentos. Podem provocar uma sonolência mais ou menos marcada, abatimento físico e psíquico, ou outros sintomas mais graves que obrigam a uma observação médica.

Em qualquer caso, deve contactar o CIAV.

 

Quem tem intoxicação pode amamentar?

Depende de cada caso, uma vez que há medicamentos/substâncias que são eliminadas através do leite materno. Em caso de dúvida contacte o seu médico ou ligue ao CIAV.

 

 

Fonte: CIAV – Centro

de Informação Antivenenos