class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164263 node-type-noticia">

            

Voz de sucesso

Ter, 08/08/2006 - 15:39


Transparente é a voz de Mariza e o nome do seu último trabalho discográfico que levou a palco em Bragança.

Depois de uma deslocação, no dia 2 de Agosto, aos Estados Unidos da América, onde actuou em Chicago no Jay Pritzker Pavilion do Millenium Park, acompanhada pela Grand Park Orchestra, Mariza retomou a sua tournée portuguesa de Verão, cumprindo a passagem por Bragança agendada para o dia 5 de Agosto.
Com um palco montado ao lado do Castelo, a fadista portuguesa cantou, para os cerca de 2500 ouvintes, músicas do seu mais recente álbum “Transparente” havendo ainda lugar para um instrumental e para a interpretação de temas já clássicos no repertório da artista.
Mantendo uma proximidade com o público, que muito a aplaudia, através das suas intervenções entre as performances, Mariza foi contando como cresceu na Mouraria, onde o seu pai alugou um café no qual se ouviam as vozes do fado que terão mudado o destino da cantora.
Fazendo uma ligação com as origens moçambicanas, Mariza dedicou um dos temas centrais do seu trabalho à uma avó negra que lhe predisse que “nasceu para cantar”.

Participação do público

O público apreciou a artista, tendo por algumas vezes feito ouvir a sua voz em refrões mais conhecidos, o que terá agradado à cantora que, essencialmente no ancore que concedeu ao público, também solicitou a participação deste, nomeadamente no tema “Nem às paredes confesso”.
Para além da companhia instrumental de Luís Guerreiro, na guitarra portuguesa, António Neto, na acústica, e Vasco de Sousa, no baixo, artista fez-se acompanhar, em algumas músicas, de precursão, contrabaixo e violino.
Mariza é uma das vozes que veio reafirmar o novo período do fado que terá começado nos anos 90, sendo actualmente uma das intérpretes da canção portuguesa mais ouvidas no mundo.
Com interpretações em muitos lugares míticos e o reconhecimento atestado por alguns prémios e várias nomeações internacionais de destaque, a artista foi galardoada, recentemente, com o prestigiado prémio australiano, Helpmann Awards 2006, na categoria de “Best International Comtemporary Concert”.