Volta a Trás-os-Montes

PUB.

Ter, 06/06/2006 - 16:23


De 15 a 18 deste mês está de volta às estradas do distrito de Bragança, Vila Real e Guarda mais uma edição da Volta a Trás-os-Montes e Alto Douro.

A 20ª edição vai contar com quatro etapas, com início junto ao Centro Comercial Dolce Vita, em Vila Real, com uma etapa contra relógio. Nesta etapa vão participar 10 ciclistas por série, o que significa que vão decorrer 10 séries.
A 2ª etapa vai ligar Chaves a Bragança, com o fim marcado na Avenida Sá Carneiro. Trata-se de 150 quilómetros, que vão atravessar diversas localidades, passando por Vidago, Valpaços, vinhais, Vila Verde, até chegar a Bragança.
A terceira etapa liga Mirandela à Mêda, no distrito da Guarda, e é, provavelmente, a prova mais difícil. São 170 quilómetros de estrada que contemplam a passagem por Mirandela, Torre D. Chama, Macedo Cavaleiros, novamente Mirandela, Vila Flor, Moncorvo, até chegar à Mêda.
As duas últimas etapas vão ser curtas, sendo realizadas uma de manhã outra à tarde, entre Mêda – Santa Marta de Penaguião e entre Santa Marta – Vila Real. São 10 equipas e há a novidade da estreia do Vitória de Guimarães. Vão participar, ainda, a Liberty – Seguros, Milaneza, Boavista, Barbot,Loulé, Tavira. Canelas, Mortágua, Pombal ( Leiria), Madeilongo e Trevomar, são aproximadamente 110 ciclistas que se estão a preparar para a Volta a Portugal em bicicleta.
A prova começou em 1984 e já teve vários vencedores, como Delmino Pereira ( já venceu 4 vezes). Este evento não se realizou em 1999 e 2003, sendo o último vencedor Pedro Lopes, da La Liberty.