Vinte anos de ISLA-Bragança

PUB.

Ter, 08/11/2005 - 15:48


Foi a 4 de Novembro de 1985 que o ISLA começou a dar os primeiros passos em Bragança, com os cursos de Secretariado e Informática de Gestão.

Passados vinte anos, a instituição celebrou a data com uma cerimónia que juntou docentes, estudantes, antigos alunos, funcionários e entidades empregadoras, numa tarde que ficou marcada pela entrega de diplomas aos 81 recém licenciados.
As comemorações do 20º aniversário da instituição decorreram na passada sexta-feira, a par da sessão solene de abertura do ano lectivo 2005/2006, que contou com uma Oração de Sapiência sobre "Los Efectos del Ejercicio Fisico sobre la Salud", pelo Prof. Doutor Serafín de Abajo Olea, da Universidade de León (Espanha).
No mesmo dia, a direcção do ISLA-Bragança procedeu à entrega de medalhas de mérito ao docente mais antigo (António Subtil), às entidades acolhedoras de maior número de estagiários (Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, Direcção Regional da Educação do Norte, Associação para o Desenvolvimento Integrado de Macedo de Cavaleiros, Santa Casa da Misericórdia de Bragança e PSP - Comando de Bragança) e ao funcionário mais antigo (Maria Vitória Pinto).
“Pela aposta feita no recrutamento de diplomados pelo ISLA-Bragança, para o exercício da sua actividade profissional na região”, a empresa de formação SOPROFOR – Bragança recebeu o diploma de mérito na categoria de Entidade Empregadora, ao passo que a instituição também distinguiu os melhores alunos de cada licenciatura (ver caixa).

900 alunos formados

No campo dos alunos do Programa de Cooperação Internacional Sócrates/Erasmus, a distinção foi atribuída a Theodora Oana Placinta (Faculty of Psycology and Educational Sciences, University of Iasi – Roménia) “pela escolha da nossa Instituição de Ensino com o objectivo de adquirir novos conhecimentos e competências e poder desenvolvê-los no país de origem”.
A sessão solene contou com a presença do presidente do Conselho Científico do ISLA-Bragança, que traçou uma meta ambiciosa para a instituição. “Queremos colocar o ISLA-Bragança, até 2015, como um reconhecido centro de formação e investigação, capaz de igualar as Universidades que liderem na região Norte do País, atraindo e mantendo professores, investigadores e equipas de investigação de massa crítica da maior qualidade”, anunciou o responsável.
Já a directora académica do ISLA-Bragança, Maria da Graça Martins, deu conta do contributo da instituição na qualificação da comunidade. “Formámos, já, cerca de 900 alunos, de que muito nos orgulhamos. Eles são o nosso testemunho vivo de um dos lemas da Instituição: saber ser, saber estar e saber fazer: conhecimento, competências e atitudes”, frisou.
Actualmente, o ISLA-Bragança ministra licenciaturas em Informática de Gestão, Psicologia Organizacional e Educação Física, além de assegurar um Curso de Especialização Tecnológica em Gestão de Animação Turística.