Vinho do Porto na culinária

PUB.

Ter, 11/10/2005 - 15:20


A quarta edição do concurso “Gastronomia com vinho do Porto” vai percorrer o País de Norte a Sul, até ao próximo dia 28 deste mês.

Este ano, a iniciativa conta com a participação de 75 restaurantes de diversos pontos de Portugal, entre os quais se destacam o restaurante “O Geadas”, em Bragança, e o restaurante “D. Roberto”, na aldeia de Gimonde.
Os júris do concurso vão visitar os restaurantes do concelho de Bragança na próxima quinta-feira, para avaliarem as iguarias transmontanas confeccionadas com o famoso Vinho do Porto.
Este certame, organizado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e Revista Inter Magazine, uma publicação profissional de hotelaria e restauração, bateu o recorde de participantes na edição deste ano. Os restaurantes e hotéis mostram-se cada vez mais interessados em enaltecer os seus pratos típicos elaborados com o tradicional Vinho do Porto.

Restaurantes catalogados

Desta forma, os consumidores têm oportunidade de provar diferentes sabores, enquanto os profissionais dos restaurantes têm a oportunidade de receber formação sobre a correcta ligação entre os vinhos do Douro e do Porto e a culinária.
A novidade desta edição do concurso passa pela introdução de categorias para qualificar os restaurantes a concurso. As casas participantes foram catalogadas como gastronómicas, informais ou típicas e habilitam-se a receber diplomas de ouro, prata ou bronze, bem como prémios de melhor promoção e de melhor carta de Vinhos do Porto.
O júri é composto por diversos chefes de cozinha, entre os quais Helmut Ziebell, como presidente, Hélio Loureiro (Porto Palácio Hotel), José Cordeiro (Casa da Calçada), José Domingos (Bobby Jones, da Quinta do Lago) e Orlando Esteves (Hotel Palácio Estoril).
Também vão fazer parte do júri especialistas de vinhos como Maria João Almeida (Jornal Expresso), Aníbal Coutinho (Evasões e INTER magazine) e Teresa Gomes (Wine Solutions).