class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166216 node-type-noticia">

            

Vinhais sinaliza percursos pelo parque

Ter, 22/05/2007 - 10:26


Quem quiser conhecer os encantos das aldeias do Parque Natural de Montesinho (PNM) pode optar pelos diferentes circuitos lançados pela Câmara Municipal de Vinhais (CMV), a pé, de bicicleta ou em veículo todo-o terreno. No passado sábado foram inaugurados seis percursos distintos, que se encontram devidamente sinalizados. “O concelho de Vinhais é muito procurado devido à sua beleza paisagística e acontecia que as pessoas andavam, muitas vezes, perdidas”, salientou o presidente da CMV, Américo Pereira.

Agora, os visitantes devem deslocar-se ao Posto de Turismo, onde podem adquirir um road book por, apenas, 1 euro. A informação disponibilizada permite às pessoas deslocarem sozinhas, uma vez que têm acesso aos pontos de interesse e aos locais de descanso. Mas se quiserem, também podem solicitar visitas guiadas.
À excepção de um percurso todo-o terreno, todos os circuitos decorrem dentro do PNM, passando por zonas como a Cidadelha, o Parque Biológico, rios, ribeiras, soutos, carvalhais e aldeias com postos de venda de fumeiro e produtos regionais, como por exemplo Moimenta e Travanca.

Vinhais investe 50 mil euros na criação de percursos para dinamizar o turismo no concelho

Os percursos pedestres oscilam entre os 4,8 e os 9 quilómetros. Já quem optar pela bicicleta poderá fazer entre os 20 e os 26 quilómetros, enquanto as rotas destinadas aos veículos todo-o-terreno variam entre os 60 e os 70 quilómetros.
Na óptica de Américo Pereira esta é uma forma de desenvolver o turismo, oferecendo aos visitantes as condições mais adequadas para poderem visitar os sítios de maior interesse. Para tal, a autarquia levou a cabo um trabalho de estudo, investigação e sinalização dos trilhos, que representa um investimento na ordem dos 50 mil euros.
Após um ano de trabalho, o município pretende divulgar e promover o património natural e edificado. “Em todos os parques ordenados as pessoas têm caminhos definidos”, acrescenta o edil.
Para gerir as questões do turismo, a CMV criou, ainda, a empresa municipal Turimontesinho, que passa a ser responsável pela dinamização desta área.