VINHAIS põe aldeias a pagar água

PUB.

Qua, 23/08/2006 - 09:59


O abuso no consumo de água no concelho de Vinhais vai levar a Câmara Municipal (CMV) a colocar contadores em todas as localidades do concelho.

Actualmente, apenas 25 por cento da população paga água, situação que deverá mudar a partir do próximo ano, já que a autarquia está a preparar um concurso para instalar contadores em todas as habitações do município.
As obras deverão estar concluídas no Verão de 2007 e, segundo o presidente da CMV, Américo Pereira, os munícipes vão ficar a ganhar. “O que as pessoas vão pagar é muito pouco quando comparado com a comodidade de ter sempre água nas torneiras”, sustenta o edil.
O autarca considera que a colocação de contadores é a única forma de evitar o consumo exagerado de água, nomeadamente para rega de campos agrícolas. “Temos conhecimento que há abusos, pois o caudal que entra nos reservatórios está perfeitamente contabilizado e sabemos que a água é suficiente para o abastecimento à população em todas as aldeias do concelho”, explica Américo Pereira.

Rega com água tratada

O problema, lamenta o edil, “é que a água não é utilizada correctamente e, se as falhas este ano têm sido poucas, é porque temos feito um grande trabalho de sensibilização para levar as pessoas a não estragarem água”.
Antes do Verão, a CMV enviou um folheto aos munícipes, no sentido de os sensibilizar para a poupança, mas, como a mensagem não foi acatada por todos, fiscais da CMV, elementos das Juntas de Freguesia e GNR têm andado no terreno para prevenir e detectar consumos exagerados. “Já foram detectados abusos, nos quais a autarquia actuará em conformidade, mas aposta é a sensibilização”, salienta Américo Pereira.
Outra das soluções para garantir o abastecimento passa por cortar a água durante a noite (ver caixa), situação que o autarca considera inevitável. “Em algumas aldeias temos de fechar o depósito durante a noite porque é a única possibilidade de garantir o abastecimento de água durante o dia, evitando que as pessoas reguem à noite e de madrugada, sem deixar encher o depósito”, assevera o responsável.
Sendo assim, Américo Pereira vê na montagem dos contadores a resolução do problema, “pois Vinhais tem água suficiente para o consumo doméstico”.