Qua, 26/04/2006 - 10:43
O certame decorreu no Largo do Arrabalde e, além do folar, contemplou a venda de fumeiro, pão e cuscos, que registaram uma procura significativa. “Os cuscos foi um dos produtos que se vendeu muito bem e até houve expositores que se arrependeram de não trazer mais para vender”, explicou o presidente da ACIV, Amílcar Gomes.
Esta primeira mostra contou com a participação de cinco produtores de folar e produtos da terra, além de dois artesãos do concelho.
No mesmo dia, a ACIV recriou o “Jogo da Panelinha”, uma tradição própria da Segunda-Feira de Páscoa, que Amílcar Gomes descreve com alguma nostalgia. “A juventude juntava-se e, quando o padre passava na visita pascal, partiam-se as panelas de barro que já não serviam”, descreve o dirigente. No mesmo dia, “havia o costume de roubar os vasos das varandas, que também eram usados para brincar à panelinha”, acrescenta o presidente da ACIV.
De acordo com o responsável, nesta primeira recriação “houve muitas panelas partidas, muita gente a participar e todos gostaram muito”.
Mostra ao ar livre
Sendo assim, a iniciativa é para continuar, pois a ACIV considera que é necessário assegurar a confecção de folar junto das gerações mais jovens.
Na próxima edição, a mostra deverá ter lugar no Sábado de Aleluia, “quando se encontra mais gente em Vinhais para passar a Páscoa com a família”, ao passo que o jogo da panelinha “continuará na Segunda de Páscoa”.
Apesar de Vinhais dispor de um pavilhão multiusos destinado à realização de certames, a ACIV optou por levar a cabo a mostra ao ar livre, de modo a animar o centro da vila. “Temos um pavilhão excelente para a feira, mas quisemos fazer o certame num local por onde toda a gente passa e ainda bem que o tempo ajudou”, justifica Amílcar Gomes.
Na hora do balanço, a ACIV agradece a colaboração da Junta de Freguesia da Moimenta, que emprestou os stands de exposição, a passo que a Câmara Municipal de Vinhais assegurou a montagem da feira. Quanto à animação musical, ficou a cargo do Grupo de Gaiteiros de Vinhais.