class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-168055 node-type-noticia">

            

Vinhais junta fumeiro e Renault 4L

Ter, 12/02/2008 - 14:14


O 15º Encontro Nacional de Automóveis do 4.clube.Portugal decorreu no passado dia 2 e 3, em Vinhais. Mais de 300 sócios aproveitaram a Feira do Fumeiro para visitar a vila transmontana, onde puderam degustar enchidos de qualidade. Mais de 50 viaturas do modelo 4 da Renault rumaram ao Norte para se encantarem com a hospitalidade das suas gentes e deliciarem-se com a extensa e apetitosa variedade de iguarias da gastronomia transmontana.

Oriundos de locais tão distantes como Santarém, Coimbra ou Aveiro, as viaturas e seus condutores tiveram que madrugar na estrada, para poderem fazer o check-in à hora marcada.
Por volta do meio-dia já se iam juntando as 4L’s no largo da feira de Rebordelo, a, apenas, alguns quilómetros de Vinhais. Aqui, o presidente da Junta de Freguesia local, Francisco Cunha, recebeu os participantes e brindou-os com produtos da região.
Por volta das 14:30 horas, a caravana formou-se para seguir em direcção a Vinhais, percorrendo o trajecto sob o olhar atendo de quem via passar o colorido. Pelo caminho ainda houve tempo para o concessionário da Renault de Bragança distribuir alguns presentes pelos participantes.
À chegada a Vinhais fizeram uma passagem em cortejo pelo centro da vila e pelo recinto da feira. E como o cheiro do fumeiro já se sobrepunha ao ruído dos motores, urgia estacionar as viaturas dentro do recinto, para que todos as pudessem admirar e os seus condutores se misturassem com os demais visitantes.

Vinhais poderá acolher o 1º Encontro Ibérico de Renault´s 4

Após deambular algum tempo pelas barraquinhas, os viajantes foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira, que garantiu apoios futuros ao clube, não só para futuras actividades nacionais ordinárias, mas também para Vinhais ser a cidade anfitriã do 1º Encontro Ibérico de Renault’s 4.
Como a tarde já ia longa, era tempo de visitar as diversas tendas da mostra. Às 20:30 horas teve lugar o jantar convívio servido no Restaurante Madre Garcia, junto à piscina municipal, que contou com animação tradicional.
O encerramento da noite de festa foi abrilhantado pela música ao vivo e descarga de fogo de artifício.
A manhã de domingo começou com a chuva miudinha. Por volta das 10:00 horas as viaturas começaram a reunir-se junto ao Seminário, para iniciarem a caravana da manhã. Depois seguiram na direcção de Rio de Fornos, onde as restantes se juntaram, para rumarem num passeio de paisagens maravilhosas por Travanca, Santa Cruz e terminando na Freguesia de Fresulfe, onde estava marcado o almoço. Mas, antes ainda houve tempo para uma visita à praia fluvial. Os participantes puderam ver de perto como se moía o trigo e o milho no moinho e casa do moleiro, junto ao Rio Tuela.
Em Fresulfe foi servido javali no pote, num almoço que contou com a recepção do presidente da Junta de Freguesia local, Manuel Afonso.