VINHAIS canta os Reis

PUB.

Ter, 10/01/2006 - 15:04


O público encheu por completo a sala polivalente da Escola Secundária de Vinhais para assistir a um evento que já faz parte do calendário cultural vinhaense. Trata-se do Encontro de Cantadores de Reis, que decorreu no passado sábado.

Pelo sétimo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Vinhais (CMV) organizou esta iniciativa, que contou com a participação de 15 grupos de todos o concelho.
Ao palco subiram os cantadores de Agrochão, Travanca, Ervedosa, Tuizelo, Mofreita, Moimenta, Penhas Juntas, Rebordelo, Santalha e Vilar de Peregrinos. Os Reis Magos e as Boas Festas foram ainda lembrados através das cantigas do Agrupamento 827 do Corpo Nacional de Escutas, da Associação Cultural e Desportiva Santo Antão de Romariz, do Centro Cultural e Recreativo do Calvário (Vinhais), do Coral Vinhaense da Paróquia e dos Pauliteiros de Sobreiró de Baixo.
O número de grupos participantes está a aumentar de ano para ano e, por isso, o espaço onde se realiza o evento “está a tornar-se pequeno”, afirmou ao Jornal NORDESTE o vereador da Cultura, Roberto Afonso.

Preservar usos e costumes

Segundo o responsável, colocou-se a hipótese de realizar este encontro no Pavilhão Multiusos da vila, mas “como a Feira do Fumeiro está próxima e o pavilhão já está a ser preparado, não foi possível transferir o espectáculo para esse local”.
Neste Encontro, os cantadores não esperam dos ouvintes chouriças ou dinheiro, mas têm uma oportunidade de promover o intercâmbio cultural entre as várias localidades do concelho vinhaense. Mesmo assim, o fumeiro não falta à festa, dado que as actuações culminam com o lanche-convívio recheado de iguarias vinhaenses.
O objectivo da iniciativa é, exactamente, “animar as comunidades, preservar usos e costumes, recuperar e manter viva esta tradição”, salientou Roberto Afonso.
Por outro lado, pretende-se transmitir estas tradições aos mais novos “para que lhes dêem continuidade”, acrescentou o vereador da Cultura.
No que toca ao balanço, os grupos têm vindo a primar pela roupagem à moda antiga. Este ano, o destaque vai para o Grupo de Cantares de Rebordelo, que conseguiu desenterrar tradições antigas e levá-las ao palco do salão polivalente da Escola Secundária de Vinhais.