Ter, 10/10/2006 - 10:49
Durante o evento será possível encontrar diversas empresas ligadas ao sector, vendas de colheitas de Outono, gastronomia e produtos relacionados com a castanha, magustos permanentes e animação, assim como assistir a vários espectáculos.
Já a vertente técnica será assegurada através da realização das IV Jornadas do Castanheiro e do Concurso de Castanha, que premiará os melhores produtores.
Irá decorrer, ainda, a Semana Gastronómica da Castanha, onde estarão presentes restaurantes do concelho com vários pratos confeccionados a partir deste produto.
Além disso, os visitantes poderão saborear jeropiga, vinho e diversa gastronomia à base de castanha, nomeadamente doçaria, que também será tema de concurso.
O concelho vinhaense é um dos maiores produtores deste fruto em todo o País e, devido a um crescente investimento em plantações de novos soutos e tecnologia de produção de castanha, esta actividade tem aumentado anualmente.
Deste modo, a CMV pretende fazer com que a vila seja conhecida pela produção de castanha, enriquecendo, assim, a economia do concelho, após a aposta no certame que transformou Vinhais na Capital do Fumeiro.
A par deste evento, a autarquia vai arrancar com a actividade duma Unidade de Transformação de Castanha, que disponibilizará tecnologia europeia para que os agricultores possam comercializar e transformar a sua produção.