class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167933 node-type-noticia">

            

Vinhais

Ter, 29/01/2008 - 12:33


A GNR deteve três mulheres, na passada quinta-feira, em Vinhais, por suspeita de burla a idosos em várias freguesias do concelho. As alegadas burlistas faziam-se passar por funcionárias da Segurança Social e prometiam electrodomésticos e outros equipamentos em troca de dinheiro.

Após se apresentarem como trabalhadoras do Estado, as três pessoas apresentavam aos idosos contratos fictícios para a aquisição de electrodomésticos e louças. As vítimas assinavam os papéis apresentados pelas alegadas burlistas e pagavam os valores solicitados, com a promessa de que os bens chegariam, mais tarde, pelo correio. Esta situação nunca viria a acontecer e os idosos percebiam que tinham sido enganados.
A detenção das três mulheres da zona do Porto, com idades entre os 26 e os 51 anos, foi efectuada pelo Núcleo de Investigação Criminal de Bragança da GNR, após um septuagenário ter apresentado queixa no posto de Vinhais. O idoso contou que pagou o montante pedido pelas alegadas funcionárias da Segurança Social e que nunca recebeu os produtos que constavam no contrato.
Após presentes a um juiz do Tribunal Judicial de Vinhais, as três mulheres ficaram sujeitas a termo de identidade e residência e apresentações semanais no posto da GNR mais próximo da sua área de residência.
As alegadas burlistas foram, ainda, referenciadas pela GNR como tendo operado da mesma forma nos concelhos de Aveiro, Barcelos, Chaves, Viseu, Vila Real e Santo Tirso.