Vindimas em destaque

PUB.

Ter, 19/09/2006 - 15:18


As localidades do concelho de Vila Nova de Foz Côa que têm adega cooperativa, homenageiam os vinhateiros e a qualidade dos vinhos durante a primeira edição da Festa das Vindimas, todos os fins-de-semana, até ao dia 24 deste mês.

Vila Nova de Foz Côa foi a primeira localidade a acolher este evento, com a Bandinha da Alegria que animou as ruas da cidade com rumbas, boleros, salsas, tango e música ligeira e popular.
No dia seguinte, realizou-se uma prova de vinhos, ao som do grupo musical Equipa Espiral da Associação Humanitária Cultural e Recreativa de Braga.
No passado sábado, a Festa das Vindimas decorreu em Freixo de Numão, com a actuação de um Grupo de Concertinas de Viana, com cantares ao desafio.
Anteontem, foi organizada mais uma prova de vinhos, com a animação da Ronda Típica de Carreço, igualmente de Viana do Castelo.
Já no próximo dia sábado, será comemorado o Equinócio de Outono, na freguesia de Chãs, com a observação astronómica do nascer do sol. Esta actividade será acompanhada pelos Gaiteiros de Miranda do Douro e momentos de poesia recitados por Jorge de Carvalho, ao som da viola de arco de João Canto e Castro e acordeão de Gonçalo Barata.
No mesmo dia, Adriano Vasco Rodrigues dirige um debate onde se apresentarão as conclusões acerca do santuário Rupestre da Pedra da Cabeceira de Nossa Senhora. Irá decorrer, ainda, o colóquio “Sector Vitivinícola – um desafio inadiável”, no auditório do Centro Cultural. Algumas das temáticas abordadas nesta iniciativa serão a reforma da OCM, novas tecnologias, troca de experiências, enoturism, bem como o vinho e uma marca turística da região.
No último dia da Festa das Vindimas realiza-se uma prova de vinhos, acompanhada por uma arruada com o Grupo de Bombos Unidos da Paródia. A animar estará, também, a Banda de Música da Bemposta, oriunda de Oliveira de Azeméis.
O encerramento do evento ficará a cargo do acordeonista Leonel Nunes.