Vimioso quer subida ao Campeonato de Portugal tal como os restantes líderes dos distritais do país

PUB.

Dom, 05/04/2020 - 15:09


Os clubes que lideram os campeonatos das associações de futebol distrital, entre os quais o Vimioso, querem subir ao Campeonato de Portugal, caso a época seja dada por terminada devido à Covid-19.

A intenção foi manifestada num comunicado assinado pelos presidentes de 21 clubes distritais. “Não reconhecer o mérito de quem lidera nesta fase seria negar o próprio acto desportivo”, lê-se no documento ao qual o Nordeste teve acesso.

Os cubes não querem ser prejudicados numa altura em que o futebol amador vive dias de muitas incertezas. “Apelamos para que se proceda à homologação dos campeonatos com base nas classificações actuais. Não queremos qualquer alteração dos quadros competitivos nem o prejuízo de qualquer dos nossos adversários. Apenas queremos o que nos parece da mais elementar justiça: o prémio da subida e o título de campeão”, acrescenta.  

A maioria dos campeonatos distritais estava em fase de conclusão antes da suspensão. No caso da Divisão de Honra Repsol Gás da A.F. Bragança restam seis jornadas para terminar a prova. O Vimioso lidera com 34 pontos, mais dois que o segundo classificado, o Rebordelo, e mais três que Estudantes Africanos (3º) e Argozelo (4º).

“A intenção é terminar os campeonatos, mas caso não seja possível a FPF não pode pura e simplesmente anular tudo. Não pode ser ignorado o trabalho e o esforço financeiro dos clubes”, afirmou Octávio Rodrigues, presidente do Vimioso.

 O comunicado seguiu para as associações distritais de futebol e os clubes esperam depois entendimento com a FPF.

O documento foi assinado por 21 clubes: Vianense (Viana do Castelo), Oriental (Setúbal), Moncarapachense (Algarve), Juventude Évora (Évora), Camacha (Madeira), Moura (Beja), Meda (Guarda), Mondinense (Vila Real), Alcains (Castelo Branco), Vimioso (Bragança), Tirsense e Salgueiros (Porto), Pevidém (Braga), Pêro Pinheiro (Lisboa), São João de Ver (Aveiro), Mortágua (Viseu), Amigos da Paz (Leiria), Rabo de Peixe (Açores), Carapinheirense (Coimbra), Almeirim (Santarém) e Crato (Portalegre).

 

Jornalista: 
SM