VIMIOSO quer Escola de Bombeiros

PUB.

Ter, 31/01/2006 - 15:44


Combater fogos em postos de combustível ou fazer salvamentos em acidentes ocorridos no subsolo são algumas das situações que podem ser simuladas no campo de treinos de bombeiros que poderá nascer em Vimioso.

Segundo o presidente da autarquia local, José Rodrigues, trata-se de um projecto pioneiro em Portugal, dada a abrangência do leque de situações que podem ser construídas pelos bombeiros, num espaço de cerca de quatro hectares.
Para já, tudo não passa de intenções, pois o projecto, elaborado há cerca de três anos, ainda não saiu do papel, devido à falta de financiamento.
“O projecto já foi apresentado, várias vezes, ao Ministério da Administração Interna (MAI) e ao programa INTERREG, mas, ainda não conseguimos obter verbas para arrancar com o campo de treinos”, salientou o autarca.
O edil de Vimioso revelou que, tanto o Governo, como a Liga de Bombeiros Portugueses reconhecem que o projecto está bem delineado, pelo que acredita que a infra-estrutura vai ser uma realidade na vila.

Benefícios económicos

O campo de treinos representa um investimento de mais de 250 mil euros, uma vez que se trata duma infra-estrutura completamente equipada ao nível do combate a incêndios e salvamentos.
“Desloquei-me a Madrid e a Vigo para ver o apetrechamento dos campos onde terinam os bombeiros do nosso País, visto que em Portugal não existe nenhum equipamento com condições para efectuar simulacros em locais tão diversificados”, realçou José Rodrigues.
A par do campo de treinos, o autarca defende que o Centro de Formação de Bragança da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) devia ser transferido para Vimioso.
“Eu entendo que a Escola de Bombeiros não deve ficar separada do campo de treinos, uma vez que a teoria deve estar, sempre, aliada à prática”, acrescentou o edil.
Na óptica de José Rodrigues, Vimioso precisa de mais desenvolvimento, que só será alcançado com a criação de infra-estruturas na vila que contribuam para atrair um maior número de pessoas.
Com a criação do Centro de Formação de Bombeiros na localidade, o autarca entende que o comércio, a hotelaria e a restauração podem vir a sofrer um forte impulso, dado que a vila passará a receber um grande número de formadores e formandos.

Bragança não desiste
do Centro de Formação

Apesar de ainda não existir um local para acolher o Centro de Formação da ENB, José Rodrigues lembra que o terreno disponibilizado para o campo de treinos, situado na Estrada das Três Marras, tem cerca de quatro hectares, espaço considerado suficiente para a construção do pólo de formação.
Questionado sobre o facto da ENB já dispor de um centro em Bragança, o edil de Vimioso alega que a capital de distrito “já tem o desenvolvimento necessário”.
Confrontado com esta situação, o presidente da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Jorge Nunes, recusou-se a fazer qualquer tipo de comentário, lembrando, apenas, que se trata de dois investimentos distintos.
Recorde-se que a CMB já pôs à disposição do MAI dois espaços para a construção de um Centro de Formação de raiz, que actualmente funciona junto ao Governo Civil.
A Quinta da Trajinha e o esqueleto daquela que poderia ser uma Escola de Hotelaria do Instituto de Emprego e Formação Profissional, junto ao pavilhão do NERBA, são alguns dos locais que aguardam o aval da tutela.
O edil bragançano lembrou, ainda, que o secretário de estado da Administração Interna, Ascenso Simões, garantiu, numa visita à capital de distrito, que as novas instalações da ENB vão ser criadas em Bragança.