Vimioso dentro da normalidade

PUB.

Ter, 17/10/2006 - 16:02


Com sete escolas encerradas, os cerca de 130 alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) do concelho de Vimioso encontram-se, agora, distribuídos pelos estabelecimentos de acolhimento de Algoso, Argozelo, Carção, Santulhão e Vimioso.

O ano lectivo, na EB1 daquela vila, arrancou dentro da normalidade para os cerca de 60 alunos que ali estudam. “Não registámos nenhuns problemas no início do período escolar”, garantiu a vice-presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Vimioso, Maria Machado. As deslocações das crianças também não representaram nenhum problema pois, além do transporte ser assegurado pela Câmara Municipal de Vimioso (CMV), as distâncias a percorrer nunca excedem os 14 quilómetros.
As obras a que foi sujeita, como o arranjo do recinto e do muro, foram suportadas pela autarquia que também é a responsável pela alimentação e, ainda, pelas actividades extracurriculares, como Desporto, Inglês e Música.
Estas iniciativas, segundo a responsável, são garantidas pelos docentes da escola. “Temos mais professores do que turmas, mas são eles que acompanham os estudos das crianças e leccionam Inglês, Desporto e Música”, informou Maria Machado.
Com a implementação das actividades extracurriculares, a responsável refere que se nota, por vezes, um certo cansaço nos mais pequenos, uma vez que “são muitas iniciativas a decorrer. No entanto, são importantes para as crianças”, sustentou a vice-presidente.
O único problema, na óptica de Maria Machado, é a acentuada falta de alunos que se verifica na região. “Temos que lutar contra a desertificação e é muito triste ver que as crianças são cada vez menos”, lamenta.