Ter, 15/01/2008 - 11:00
A recepção solene de D. Amândio José Tomás decorrerá no próximo dia 10 de Fevereiro, primeiro domingo do período da Quaresma, junto à capela do antigo hospital da Misericórdia, de onde partirá o cortejo litúrgico em direcção à Sé Catedral.
A cerimónia contará com a presença do Arcebispo de Braga e do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Recorde-se que D. Amândio José Tomás nasceu em 1943, na localidade de Cimo de Vila da Castanheira, no concelho de Chaves. Ordenado presbítero em 1967, obteve a licenciatura em Teologia Dogmática, pela Universidade Gregoriana, em Roma (Itália), em 1962. Já em Portugal leccionou Teologia em Lamego, Moral no liceu Camilo Castelo Branco e Teologia no seminário Mário do Porto e no Instituto de Ciências Humanas e Teológicas, tendo sido, ainda, director espiritual do Seminário de Vila Real.
Em 1976, regressou a Roma para frequentar o Pontifício Instituto Bíblico, onde se licenciou em Ciências Bíblicas, em 1980, ano em que regressou a Portugal para ser vice-reitor do Pontifício Colégio Português, passando a reitor em 1982. Desempenhou este cargo até 2001, quando foi eleito bispo auxiliar de Évora.
Dentro da CEP foi membro da Comissão da Família e dos Leigos e é, actualmente, seu delegado junto da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia, com sede em Bruxelas.


