Viagem ao fantástico das cidades

PUB.

Ter, 30/01/2007 - 17:39


Está patente, até ao final do mês, no Museu do Ferro e da Região de Moncorvo, a exposição de pintura e desenho “Cidades de Ouro”, de Susana Lemos.

A autora, conta, no seu currículo, com vários prémios e menções honrosas e, nesta mostra, reúne um conjunto de trabalhos alusivos às cidades e às casas de ouro. Os quadros apresentados são autênticas metáforas dos espaços habitados por todos os seres. Susana Lemos define a exposição como “um elogio a todas as terras e, especialmente, às grandiosas Terras da Beira Alta e Alto Douro”. A artista agarra-se ao apego sentimental que nutre por estas regiões para dar cor às suas telas, construindo verdadeiros hinos oníricos aos espaços citadinos do interior norte.
A visita à exposição é gratuita e recomenda-se para todas as idades, sobretudo para os mais pequenos, já que conta com pequenas estórias infanto-juvenis para acompanhar a contemplação dos quadros. Desta forma, trata-se de uma interacção didáctico-pedagógica entre crianças e a própria exposição. Para o público, em geral, é um desafio recreativo e de enriquecimento cultural.
Susana Lemos nasceu em Moçambique, embora com raízes na Beira Alta. Licenciou-se em 1997 em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde conclui um mestrado. Presentemente, reside no concelho de Cascais.