Vento aos “pontapés”

PUB.

Qua, 17/08/2005 - 14:45


O vento obrigou os Xutos & Pontapés a interromper o concerto que decorria em Vinhais na noite de domingo. A decisão foi tomada quando o grupo já estava no palco há cerca de 45 minutos e terminavam os acordes do nono tema.

“Pedimos desculpa, mas o vento está a consumir-nos a aparelhagem toda e vamos ter de interromper para ver o que podemos fazer”, avisou o guitarrista Zé Pedro.
Os momentos que se seguiram foram de verdadeiro reboliço nos bastidores. A equipa técnica dos Xutos tentava resolver a situação e até um cabo chegou a ser preso a um camião, na tentativa de segurar uma das torres de som.
Mas, o vento não abrandava e o concerto acabou, mesmo, por ser cancelado. A areia e o pó continuavam à solta e a forte ventania investia contra o palco, pondo em causa a segurança do público, músicos e equipa técnica.
Momentos antes, uma rajada já havia arrancado o vídeo hall, atingindo um indivíduo da aldeia de Nunes, que teve de ser assistido no Centro de Saúde de Vinhais, devido a ferimentos ligeiros. A partir daqui, a situação complicou-se e os Xutos, após contactos com a organização, decidiram não arriscar.
Acabava assim um noite que prometia muito e bom rock. Após 26 anos de carreira, a banda de Tim, Zé Pedro, Kalú, João Cabeleira e Gui tocou, pela primeira vez, em Vinhais.

Repetição em negociações

O desafio foi lançado à Junta de Freguesia da vila pela população mais jovem e estava tudo a postos para um concerto memorável. Visivelmente bem dispostos, os Xutos entraram em palco ao som de Estupidez, seguindo-se Não Sou Jesus e Barcos Gregos, um tema com 20 anos de rodagem. Depois veio a surpresa com Faca no Coração e temas mais recentes como Desejo, Fim-de-Semana e Mundo ao Contrário.
Os rostos de Tim e Zé Pedro não escondiam o prazer de tocar para as bancadas repletas do Estádio Municipal e para os mais jovens que enchiam o “pelado”. O grupo depressa criou empatia com os vinhaenses, mas o pior aconteceu, obrigando a organização a cancelar o concerto. “Decidimos não arriscar, pois punha-se a hipótese do palco partir, dada a força do vento”, explicou ao Jornal NORDESTE o presidente da Junta de Freguesia de Vinhais, José Henriques.
De acordo com o autarca, a repetição do espectáculo depende das negociações que a JFV está a levar a cabo com o grupo. “O concerto estava a correr muito bem e é pena que isto tenha acontecido, mas não tínhamos alternativa”, lamenta o responsável.