class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165914 node-type-noticia">

            

Velhice também afecta animais

Ter, 03/04/2007 - 10:19


As doenças associadas à idade são um problema que também afecta os animais de companhia. Para informar os donos sobre as formas de prevenir o envelhecimento nos cães e gatos, a “Clínica de Veterinária Duarte Lopes” promoveu, no passado sábado, uma acção de sensibilização, subordinada ao tema “Geriatria em Veterinária”.

Esta iniciativa envolveu cerca de 50 donos, que assistiram às explicações sobre as principais doenças que afectam os animais e quais as formas de as prevenir e tratar.
A osteoartrite, a diabetes e a insuficiência renal são algumas das doenças que afectam os cães e gatos idosos.
“Os animais, tal como nós, também podem fazer análises para se avaliar o seu estado de saúde. A alimentação também é importante e deve ser adequada em função da idade”, explicou o veterinário Duarte Lopes.
Na óptica do responsável, o abandono dos animais, que é uma realidade na cidade de Bragança, está relacionado com a falta de informação por parte dos donos.
“A maioria das pessoas não estão informadas sobre o que é um animal de companhia. Quando são pequeninos são muito engraçados, mas depois vão crescer. No primeiro ano de vida, os animais crescem cerca de 15 anos, comparando com a idade humana”, acrescentou o veterinário.
Durante a acção de formação, o especialista referiu, ainda, que os animais de raças grandes envelhecem mais depressa do que as raças de pequeno porte.
“Nas raças pequenas, a idade geriátrica começa aos 8 9 anos, enquanto nas raças maiores é visível a partir dos 5 ou 6 anos”, salientou Duarte Lopes.
Para provar que a forma como os animais são tratados interfere no seu tempo de vida, o veterinário referiu um estudo elaborado nos Estados Unidos, que salienta que um animal com boa condição corporal vive, em média, mais dois anos.