Veiguinhas a todo o custo

PUB.

Ter, 19/12/2006 - 15:21


A construção da barragem das Veiguinhas, em pleno Parque Natural de Montesinho (PNM), continua a ser a aposta da Câmara Municipal de Bragança (CMB) para resolver o problema do abastecimento de água à cidade.

Após dois chumbos por parte do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), a CMB e as Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (ATMAD) vão avançar com o terceiro Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para a construção da albufeira.
O Plano de Ordenamento do PNM, que deverá estar concluído em Fevereiro do próximo ano, é a esperança da autarquia para ver concretizada uma pretensão com mais de uma década.
“A partir de Março há condições para serem retomados os estudos. Não podemos trabalhar na suposição de um novo chumbo quando vai haver alterações à protecção ambiental do parque e quando esta é a solução mais viável para o município”, realçou o edil.
No ano passado, aquando do segundo parecer negativo, o Instituto Nacional da água apontava a albufeira do Azibo como solução para garantir o abastecimento de água a Bragança. Esta alternativa não agradou à CMB, devido aos elevados custos financeiros que acarretava ao nível de bombagem.

Mesmo que o Estudo de Impacto Ambiental seja aprovado, a construção da barragem só deverá ter início em 2009

Por isso, a ATMAD elaborou uma alternativa ao Azibo que apontava para a captação da água em Veiguinhas e seu armazenamento na barragem de Gostei, que serve, apenas, para regadio.
Esta solução, apesar de acarretar custos mais elevados do que a construção da barragem das Veiguinhas, iria garantir o abastecimento de água a Bragança e a algumas freguesias do concelho de Vinhais.
Além disso, o presidente do concelho de administração da ATMAD, Alexandre Chaves, garante que a produção de energia que a Câmara tinha concebido no Plano do Alto Sabor seria assegurada, sendo o investimento levado a cabo no primeiro trimestre do próximo ano.
Esta alternativa, contudo, não mereceu interesse por parte da CMB, que considerou que o projecto não é compatível com os compromissos assumidos em 2001 entre as Águas de Portugal, as ATMAD e a autarquia.
Por isso, na Assembleia Municipal realizada na passada sexta-feira, foi aprovado, com 56 votos a favor e nove abstenções, a aposta na construção da barragem das Veiguinhas para garantir o abastecimento de água a Bragança.
Caso o terceiro EIA merece uma parecer positivo por parte do ICN, Alexandre Chaves assegura que a construção da albufeira só deverá ter início em 2009.