Variante contorna Freixo

PUB.

Ter, 24/01/2006 - 14:42


O projecto da variante a Freixo de Espada à Cinta, que visa desviar o tráfego do interior da vila, já se encontra em consulta pública.

Segundo os autores do estudo, o troço vai melhorar as condições de circulação dos automobilistas e contribuir para o aumento da segurança dos habitantes de Freixo de Espada à Cinta.
O traçado em estudo contempla a construção de um troço de raiz e do aproveitamento da actual EN 325-1.
Com uma extensão de cerca de 3 quilómetros, a variante vai ter início imediatamente a seguir ao cruzamento de acesso à zona industrial, na EN 221, e vai terminar a cerca de um quilómetro daquela povoação, no entroncamento da EN 325-1 com a EN 221.
Esta via, com uma faixa para cada sentido, vai contornar a localidade de Freixo de Espada à Cinta pelo lado poente. Nos primeiros 1.700 metros apresenta uma orientação Norte-Sul, seguindo depois para nascente, onde vai ocupar terrenos da plataforma da actual EN 315- 1 até ao final do traçado.

Ligação a Barca d´Alva melhorada

Ao longo do traçado prevê-se, ainda, a construção de duas rotundas, uma para permitir a articulação com a actual EN 221 e a zona Norte de Freixo de Espada à Cinta, e outra para garantir a junção daquela estrada com a zona sul da vila. Além disso, está previsto um entroncamento que permitirá a ligação à EN 315-1.
Quanto ao volume de tráfego esperado para esta via, os especialistas traçam um cenário optimista, uma vez que se prevê que o trânsito automóvel vá aumentando ao longo dos anos.
Importa salientar, ainda, que na zona do traçado está garantido o restabelecimento de caminhos de serventia que dão acesso a propriedades e passagens agrícolas, para ligarem terrenos situados em lados opostos da estrada onde se prevê que esta seja vedada.
O Estudo de Avaliação do Impacte Ambiental desta obra dá conta de algumas consequências negativas para o ambiente, nomeadamente ao nível da ecologia e da ocupação do solo, pelo que são apresentadas propostas para minimizar os impactos negativos mais significativos.
Esta empreitada contempla, ainda, a beneficiação do troço entre Freixo de Espada à Cinta e Barca d´Alva, que vai dar seguimento à melhoria das acessibilidades que já decorreu entre a Estação de Freixo e aquela vila transmontana.