class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163561 node-type-noticia">

            

Valpaços aposta na certificação do folar

Seg, 10/04/2006 - 23:54


A VIII Feira do Folar de Valpaços, que decorreu durante o passado fim-de-semana, foi marcada pela inauguração do pavilhão multiusos, o novo espaço que acolheu este certame.

Com a concretização desta obra, orçada em 2,5 milhões de euros, comparticipados em 60 por cento por fundos comunitários, a Feira do Folar ganha uma maior dimensão no panorama regional e, até, a nível nacional.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Francisco Tavares, este certame já está consolidado, pelo que o próximo passo passa pela certificação deste produto característico do concelho.
“Reconhecemos que a certificação do folar é difícil, porque é confeccionado com vários ingredientes, desde as farinhas ao azeite e ao fumeiro. Estes produtos têm que estar previamente certificados para que se possa certificar o produto final”, acrescentou o edil.
No entanto, Francisco Tavares garante que durante este ano vão trabalhar para que o folar de Valpaços seja certificado, dado que alguns produtos usados na confecção desta iguaria já possuem Denominação de Origem Protegida.
A abertura deste certame contou com a presença do secretário de Estado- Adjunto da Agricultura e das Pescas, Luís Vieira, que defendeu a valorização e promoção dos produtos de qualidade da região, como forma de desenvolver a economia local.

Azeite, vinho e castanha vão
motivar certames

Durante três dias, o folar artesanal e industrial, bem como o bolo podre Santa Maria, a castanha, as compotas, o mel, a amêndoa e o fumeiro atraíram centenas de forasteiros à cidade de Valpaços, para provarem os produtos típicos das diferentes freguesias do concelho.
Este ano, o novo espaço agradou aos expositores participantes, uma vez que tiveram mais espaço para mostrar e comercializar os seus produtos.
O pavilhão multiusos vai permitir, ainda, a implementação de novos certames, nomeadamente a feira do vinho, do azeite e da castanha.
Além disso, o autarca assegura que aquele edifício vai ser rentabilizado durante todo o ano, com a realização de diversas actividades recreativas e culturais.
A par da Feira do Folar decorreram, igualmente, o 3º Raid na Rota do Folar, o 4º Passeio de Cicloturismo e o 4º Circuito Interclubes – Torneio de tiro aos pratos.