Valores da família em risco

PUB.

Ter, 08/11/2005 - 15:44


Os problemas sociais e a importância dos valores da família foram os temas em destaque nas jornadas subordinadas ao tema “O Atendimento Social, Hoje”, que decorreram no passado sábado, em Bragança.

Esta iniciativa, organizada pela Cáritas Portuguesa, em parceria com a Cáritas Diocesana de Bragança, contou com a presença de responsáveis daquela instituição, bem como da Associação Famílias.
A substituição dos valores familiares pelas Novas Tecnologias foi a problemática abordada pela responsável do núcleo de Bragança da Associação Famílias, Manuela Fernandes.
“Na sociedade actual, verifica-se cada vez mais a valorização do ter em vez do ser. Cultiva-se cada vez mais uma filosofia das aparências”, realçou Manuela Fernandes.
A ausência da família na educação dos jovens foi outro tema que mereceu destaque nestas jornadas. O representante do núcleo de Bragança da Associação Famílias, Eduardo Fernandes, salientou que, nos dias de hoje, confunde-se cada vez mais a educação, que pertence às famílias, com o ensino, que é ministrado nas escolas.
A ausência da família na educação dos jovens é uma constante na sociedade actual, onde a tecnologia domina e substituiu, cada vez mais, a presença dos pais.
“Os valores da família estão cada vez mais relativizados. A sociedade relativista, onde predomina a competição, está a sobrepor-se à sociedade de valores”, salientou Eduardo Fernandes.
Durante as jornadas foram, igualmente, abordadas as formas mais adequadas para fazer atendimento social.