class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167541 node-type-noticia">

            

Vale de Frades mais perto de Espanha

Ter, 11/12/2007 - 10:14


O distrito de Bragança e a província de Zamora (Espanha) contam com uma nova ligação transfronteiriça, que ligará a freguesia de Vale de Frades (Vimioso) a Villarino Tras la Sierra (Municipio de Trabazos – Espanha). O investimento ronda os 967.775,25 euros, comparticipados pelo programa Interreg. Segundo o diário espanhol La Opinión – El Correo de Zamora, a Diputación Provincial zamorana está a concluir a estrada na parte espanhola para que a abertura oficial possa ter lugar antes do Natal. Isto, apesar da via já ser utilizada pelas populações de ambos os lados da fronteira.

Recorde-se que a estrada em questão é uma das alternativas usadas pelas ambulâncias do concelho de Vimioso, que optam por atravessar a fronteira em Villarino Tras la Sierra, de modo a chegar à Nacional 122, e daqui para Trabazos e Quintanilha, em direcção a Bragança.
No lado português, aliás, há vários anos que a Câmara Municipal de Vimioso construiu uma ligação de Vale de Frades à fronteira, numa extensão de 1.500 metros. Ao todo foram investidos 372.750 euros, co-financiados em 260.925 pelo Fundo de Desenvolvimento Regional.
Concluída a ligação transfronteiriça, a próxima meta é beneficiar os10,2 quilómetros entre a Nacional 122 e Villarino Tras la Sierra, via Santa Ana, para os quais são necessários 1.365.843 euros. Este é, no entanto, um dos projectos afectados pelos cortes registados na última fase do programa Interreg III- A.