VALE BOM restaura igreja

PUB.

Ter, 14/03/2006 - 15:02


Domingo foi dia de festa em Vale Bom, concelho de Vila Flor, com a inauguração das obras de restauro da igreja matriz da aldeia.

Tudo começou em 1999, quando a Comissão Fabriqueira apresentou uma candidatura ao programa de Trabalhos de Natureza Simples (TNS). A aprovação tardou a chegar e só a persistência dos paroquianos conseguiu tornar o sonho realidade.
Os trabalhos arrancaram no ano passado e, hoje, a igreja está irreconhecível, fruto de um investimento de 45 mil euros, comparticipados em 20 mil pela candidatura aos TNS.
A Câmara Municipal de Vila Flor (CMVF) disponibilizou o projecto e 10 mil euros, enquanto a população residente e não residente assegurou a parte restante.
A intervenção contemplou a substituição do telhado, forro e chão, ao passo que as paredes interiores e exteriores foram picadas, rebocadas e pintadas.
O sino também é novo e consegue ser maior do que o anterior, dado que a Comissão Fabriqueira decidiu aumentar o campanário para dignificar o templo. O mesmo aconteceu com a porta lateral, que o pároco de Vale Bom recorda com poucas saudades. “Era uma porta pequenina, em que tínhamos de nos encolher para entrar, mas que agora tem dois metros de altura e está digna”, considera o sacerdote.

Anos de luta

A reconstrução do altar-mor, em talha dourada, e a colocação duma nova porta principal fecha a lista de benfeitorias levadas a cabo na igreja. “Só existiam os altares laterais e mais dois nichos para os santos, mas agora está tudo completo”, salienta José Rodrigues.
O restauro vem completar a intervenção levada a cabo no adro da igreja, onde a CMVF colocou diversos candeeiros, a par do arranjo dos muros.
Na hora da inauguração, a população reuniu-se numa festa que fez esquecer os anos de espera pela aprovação da TNS. “Entregámos a candidatura e desde aí que temos vindo a lutar e a persistir, às vezes desanimados e com vontade de desistir, mas finalmente conseguimos”, relembra o pároco, enquanto destaca o trabalho de um dos membros da Comissão Fabriqueira. “O Sr. Manuel tem sido o meu braço direito, sempre disponível para ir a todo o lado. Tem-me ajudado muito em tudo e dá-me sempre muita força”, salienta o sacerdote.
A inauguração contou com a presença do presidente e vice-presidente da CMVF, Artur Pimentel e Fernando Barros, respectivamente, tendo culminado num jantar-convívio.
A igreja foi inaugurada e benzida a 15 de Maio de 1958 “com o esforço do povo de Vale Bom”, tal como se pode ler numa lápide colocada num dos muros do adro.