class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164648 node-type-noticia">

            

PUB.

Urgência aquece Assembleia Municipal

Ter, 10/10/2006 - 10:22


A transformação da Urgência da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros (UHMC) em Serviço de Atendimento Permanente (SAP) preencheu a última reunião da Assembleia Municipal, que decorreu no passado dia 29 de Setembro.
Sob proposta do PSD foi aprovada uma moção, subscrita por todos os grupos parlamentares, que propõe a defesa do serviço de Urgência Básica na cidade. Esta designação, em vigor desde 12 de Setembro, refere-se a um serviço com um quadro clínico composto por dois médicos e dois enfermeiros. Caso esta valência continue no UHMC será, também, um complemento ao nível do serviço de Medicina Interna.
Para o utente, as vantagens duma urgência em relação a um SAP são evidentes, visto que funciona num meio hospitalar, tendo à sua disposição mais meios de diagnóstico. Além disso, a urgência tem uma cobertura de 24 horas, enquanto o SAP, geralmente, funciona entre as 8 e as 20 horas.
Já o PS de Macedo de Cavaleiros garantiu aos deputados municipais a permanência do serviço de urgência no UHMC.
A moção dos social-democratas contou com um voto contra. O opositor é o representante do PS na Comissão de Acompanhamento das Reestruturações da Saúde em Macedo de Cavaleiros, Acácio Espírito Santo, que alegou que a Assembleia não devia estar a propor uma Urgência Básica, mas sim uma Urgência Médico-Cirúrgica.