Universidade Sénior encerra aulas

PUB.

Ter, 11/07/2006 - 14:38


“Com um balanço bastante positivo”. Foi assim que terminou o primeiro ano de funcionamento de Universidade Sénior de Rotary Clube de Bragança (USRCB), na óptica da presidente da direcção desta entidade, Clementina Pires.

Ao longo de todo ano lectivo, os responsáveis da USRCB pretenderam integrar os alunos na própria instituição. “ Queríamos que tivessem o papel de formandos e criadores desta universidade e, assim, se sentissem em casa”, retorquiu a presidente da direcção.
Desde Novembro, altura em que abriram as inscrições para o período lectivo, o número de alunos não parou de aumentar. “Em Dezembro começámos com apenas dez estudantes, mas, passado pouco tempo, já tínhamos 104 inscritos”, referiu a responsável.
Na expectativa de receber mais interessados no início do próximo ano lectivo, Clementina Pires afirma que a meta da USRCB é instalar-se num espaço próprio e com condições. A funcionar, actualmente, na Casa do Professor de Bragança, a entidade reparte os seus alunos pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança e pelo Conservatório de Música.
“Estamos à espera de superar o número de alunos, mas temos que nos limitar às instalações actuais”, lamentou Clementina Pires.

Informática o mais procurado

De todos os cursos em funcionamento, os que tiveram mais procura foram as áreas de informática e inglês, ambas com três turmas, e a de dança, com dois grupos.
O aluno do curso de informática, António Martins, não deixou de sublinhar a importância que as aulas tiveram para a sua aprendizagem. “Adquiri conhecimentos para a vida prática e futura”, frisou o estudante, numa ideia que é corroborada pela presidente da direcção da USRCB. “Estas matérias vão contribuir para o desenvolvimento dos participantes”, defendeu a responsável.
Os 104 estudantes, com idades compreendidas entre os 40 e os 70 anos, frequentaram as aulas leccionadas por docentes em regime de voluntariado. Para isso, os inscritos pagaram a quantia de cinco euros por trimestre.
A cerimónia de encerramento do ano lectivo incluiu, além da visita à Domus Municipalis de Bragança, com alocução do docente Luís Alcoforado, uma eucaristia celebrada pelo bispo da diocese de Bragança – Miranda, António Montes Moreira.