Qua, 08/02/2006 - 10:12
Após o Salpicão de Vinhais e a Chouriça de Carne de Vinhais certificados com Indicação Geográfica Protegida (IGP), é a vez de outros enchidos receberem protecção comunitária. É o caso da alheira, butelo, chouriço azedo, chouriça doce e presunto de Vinhais, alguns dos produtos que vão encher o pavilhão de fumeiro.
Em número, o certame vai contar com a participação de 100 produtores individuais, 21 Cozinhas Regionais de Fumeiro e cinco unidades industriais. “Todos os participantes apresentam o genuíno e tradicional fumeiro de Vinhais, confeccionado de acordo com as normas de certificação e com um rigoroso controlo da organização”, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Vinhais (CMV), Américo Pereira, durante a apresentação do certame aos órgãos de Comunicação Social.
A prová-lo estará uma ficha identificativa junto a cada produtor, individual ou industrial, onde constará o número de suínos da respectiva exploração, o tipo de alimentação dos animais e o número de visitas efectuadas pelos técnicos afectos ao controlo de qualidade da Feira.
Jornadas para paladares exigentes
A abertura do certame, já na próxima quinta-feira, será presidida pelo secretário de Estado do Comércio, Fernando Serrasqueiro, ao passo que, no domingo, o encerramento da Feira deverá contar com a presença do ministro da Agricultura.
Neste dia chegam ao fim dois concursos, que vão premiar, separadamente, o melhor fumeiro dos produtores individuais e das Cozinhas Regionais.
Durante quatro dias, todos os caminhos vão dar a Vinhais, onde os visitantes, para além de comprarem fumeiro tradicional, poderão desfrutar dos mais variados pratos típicos do concelho. É que nas oito Tasquinhas montadas no recinto do certame e nos 12 Restaurantes Oficiais vão decorrer mais umas Jornadas Gastronómicas, consideradas “um verdadeiro festival para os gastrónomos de paladar exigente saborearem os sabores genuínos de Vinhais”.
Outro dos pontos altos ao nível gastronómico será a Prova de Degustação de Fumeiro e Vinhos que decorrerá na tarde de sábado, sob a orientação da Confraria do Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro.
A venda de enchidos certificados, associada à gastronomia, é uma das atracções de “Vinhais Capital do Fumeiro”, uma marca que a organização já registou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
O próprio pavilhão da Feira presta homenagem a esta marca. “À excepção da tasquinha da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bisara, o pavilhão só vai ter expositores de fumeiro”, garante Américo Pereira.