Uma experiência inesquecível

PUB.

Ter, 10/07/2018 - 17:13


Atletas levaram o nome de Bragança e Vimioso ao Ironman Frankfurt. Vítor Fernandes cumpriu sonho de participar no Europeu de Triatlo e Alexandre Dias superou tempo de Barcelona 2017.

Vítor Fernandes estreou-se, no domingo, numa prova do Campeonato da Europa de Triatlo. O atleta brigantino cumpriu um sonho antigo ao competir no Ironman Frankfurt, na Alemanha, e cumpriu o objectivo traçado para a competição. Vítor Fernandes completou a etapa em 11:06:59, não precisando das 12horas inicialmente previstas.

A maior dificuldade do triatleta foi a natação devido à pouca visibilidade, acabando por nadar mais que os 3800 metros exigidos. Já na corrida apareceram os sinais de cansaço. “ A partir do quilómetro 21 os adutores deram sinal de desgaste e tive cãibras sempre que tentava acelerar um pouco”, contou Vítor Fernandes.

Mas o sacrifício valeu a pena pois para o brigantino foi “uma experiência fantástica”. “ Foi a cereja no topo do bolo, depois de sete meses de treino intenso em que abdiquei de muita coisa para que tudo isto fosse possível. Valeu a pena sem dúvida”.

Vítor Fernandes foi 639º num universo de 2500 participantes. Números irrelevantes pois o mais importante foi “a experiência e a capacidade de superação”.

A mesma opinião é partilhada por Alexandre Dias. O atleta, natural de Vimioso, concluiu o Ironman Frankfurt em 13:29:04, depois de já ter participado na prova de Barcelona em 2017.

“O importante foi ter terminado e assim abrir em definitivo a porta para o campeonato do mundo. A cereja no topo do bolo foi ter a minha família comigo, os meus pais, o meu irmão e principalmente os meus sobrinhos a assistir à minha prova”, afirmou.

Depois da competição na Alemanha, Alexandre Dias vira as atenções para o Campeonato do Mundo de Triatlo. O vimiosense tem presença garantida no Hawai no próximo mês de Outubro.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira