class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164375 node-type-noticia">

            

Um pouco de História

Ter, 29/08/2006 - 16:07


A freguesia de Carção tem por orago Nossa Senhora das Graças, cuja festa se celebra no último domingo de Agosto.
Segundo informações colhidas no site dedicado à freguesia (http://carcao.no.sapo.pt), “na tarde de 27 de Novembro de 1830, véspera do primeiro Domingo de Advento, na Capela das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris, a Irmã Catarina Labouré teve uma visão de Nossa Senhora. Aparecia de pé, sobre um globo, e segurava com as duas mãos um outro globo menor, sobre o qual aparecia uma cruzinha de ouro. Nos seus dedos, que subitamente se encheram de anéis com pedras precisos, partiam raios luminosos em todas as direcções, e, num gesto de súplica, a Virgem oferecia o globo ao Senhor. Nossa Senhora olhou então para a Irmã Catarina e disse: “Este globo que vês representa o mundo inteiro (…) e cada pessoa em particular… Eis o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que as pedem”.
Então, o globo que tinha nas mãos desapareceu e, como se estas não pudessem já com o peso das graças, inclinaram-se para a terra em atitude amorosa. Nesse momento, formou-se em volta da Santíssima Virgem um quadro oval, no qual se liam, em letras de ouro: “ó Maria concebida sem pecado; rogai por nós que recorremos a vós”.
A noviça ouviu uma vos que dizia: “Faça cunhar uma moeda por este modelo; todas as pessoas que a trouxerem receberão grandes graças, sobretudo se a trouxerem no pescoço; as graças serão abundantes, especialmente para aqueles que a usarem com confiança”.
Desde então, ficou instituído o culto de Nossa Senhora das Graças, também conhecida por Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. A ela foram dedicadas inúmeras orações”.