Um corpo magro, mas...saudável:

PUB.

Ter, 12/04/2005 - 18:09


Muito mais que uma questão de estética, ser magro é uma questão de saúde. São muitos os problemas associados ao excesso de peso, o que, por si só, já justifica o esforço no sentido de eliminar a gordura corporal.

Para eliminar essas gorduras supérfulas, é preciso reeducar o corpo e adquirir hábitos gastronómicos que maximizem a função lipolítica de forma contínua e duradoura, para transformar o corpo numa "máquina de queimar gordura".
Não conheço ninguém que tenha reduzido o seu percentual de adiposidade corporal e que não tenha ficado satisfeito com o resultado. Tanto do ponto de vista da saúde como do ponto de vista estético.
O primeiro passo a dar nessa direcção (consumir gordura corporal), é através de uma alimentação equilibrada em macro nutrientes (hidratos de carbono, proteínas, gorduras), micro nutrientes (vitaminas, sais minerais), e a correcta hidratação (água).
A acumulação de gordura no corpo humano é, na maioria dos casos, resultante de um regime alimentar cujo número de calorias ingeridas é superior ao das calorias consumidas ao longo do dia. Assim, todo aquele que quiser perder peso só tem que inverter esta equação, ou seja consumir mais e ingerir menos. É tão simples quanto isto.
E tanto faz que essas calorias sejam provenientes de batatas fritas, doces ou manteiga. O corpo não distingue a origem dessas calorias. Logo que se gastem mais do que se comem, o corpo perde peso. Mas, e se me é permitida a expressão, é aqui que "a porca torce o rabo". Perder peso é uma coisa e emagrecer é outra bem diferente.
Se a questão não é exclusivamente perder peso mas sim eliminar gordura, então a coisa muda de figura. Teremos que prestar atenção à procedência das calorias ingeridas.
Que quantidade de cada um dos macro e micro nutrientes se deve ingerir, vai depender de factores como o estilo de vida, ritmo metabólico etc.
O segundo passo é fazer exercício físico. Não um plano qualquer, pois nem todo o tipo de exercício é adequado para toda a gente e, muito menos, se o propósito é queimar gordura de forma eficiente. Deve ser um plano que vá de encontro às características e necessidades físicas, bem como atender aos gostos pessoais da pessoa a quem se destina, pois para além de funcional devera, também, ser agradável (não necessariamente fácil...), uma vez os factores psicológico, social e emocional são, também eles, muito importantes.
O terceiro passo (quiçá o mais importante), é a vontade de pôr os dois primeiros em prática de forma consistente, com a disciplina necessária para alcançar os objectivos propostos.
De nada serve dizer que vai "fazer isto e aquilo". É preciso desejá-lo verdadeiramente e fazer tudo para não abandonar o caminho que o conduzirá a um corpo mais esbelto, tonificado e mais saudável, numa palavra, mais e melhor qualidade de vida.
Aqui está tudo o que é preciso: alimentar-se bem (em quantidade e qualidade), fazer exercício físico e ser persistente, disciplinado e acima de tudo, respeitem a vossa saúde. Ter paciência, dar tempo ao tempo. Ah, um último conselho; não façam "dieta". Porquê? Simplesmente porque não funciona...