Ter, 12/06/2007 - 10:12
A obra é o culminar do projecto “Quem Conta um Conto”, uma iniciativa dinamizada por Daniela Teles, finalista do curso de professores do Ensino Básico, variante de Português/Inglês, na Escola Superior de Educação de Bragança, em parceria com este jornal.
O passatempo, que decorreu entre Novembro de 2006 e Março de 2007, contou com a participação de cerca de 200 crianças e jovens, que deram continuidade às quatro histórias que a jovem estudante publicou no Jornal NORDESTE em meses distintos.
A JFS apoiou a iniciativa e, logo na primeira entrega de diplomas aos participantes, lançou o desafio de compilar os contos num livro.
Por isso, o autarca da Sé, Paulo Xavier, classifica o lançamento de “Um Baú de Histórias” como um “feito” que será recordado, para sempre, pelas crianças e jovens que aderiram ao projecto. “Esta será uma data inesquecível e era bom se todos começassem a escrever cedo”, sublinhou o responsável na cerimónia de lançamento do livro, que decorreu na passada terça-feira, nos claustros do Centro Cultural Municipal.
Receitas da venda do livro revertem para o Centro Social da Obra Kolping
Quem também não vai esquecer a data é Daniela Teles, que no final da cerimónia foi chamada a autografar as dezenas de livros que a JFS ofereceu aos participantes.
“É muito bom quando as pessoas escrevem e conseguem mostrar o resultado aos outros, pelo que julgo que estas crianças se aperceberam como é importante ler e ser reconhecido pelo seu trabalho”, considera a jovem.
Acompanhados dos pais, familiares e professores, os pequenos escritores encheram de alegria o recinto da Feira do Livro. A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, que desafiou Daniela Teles e o Jornal NORDESTE a darem continuidade ao projecto, atendendo à adesão registada nesta primeira edição.
Outras das mensagens de incentivo vieram da comissária do Plano Nacional de Leitura, Isabel Alçada, que prefaciou o livro, e do escritor Alexandre Parafita, que assina a nota introdutória.
O livro vai, agora, ser vendido ao preço simbólico de 5 euros, nas instalações do Jornal NORDESTE, Junta de Freguesia da Sé e Livraria Rosa d´Ouro. As receitas revertam para o Centro Social da Obra Kolping, uma instituição de apoio às crianças desprotegidas.




