Ultraleves nos céus de Mogadouro

PUB.

Qua, 03/05/2006 - 15:59


Cinquenta aviões ultraleves cruzaram os céus de Mogadouro durante o passado fim-de-semana.

Aquele concelho transmontano recebeu uma etapa da volta área à região Centro – Norte, organizada pela Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve (APAU), que passou por várias vilas e cidades portuguesas.
A comitiva, composta por mais de uma centena de pessoas, entre pilotos e membros da organização do evento, apreciaram a paisagem e gastronomia local.
Segundo a porta-voz da APAU, Jaqueline Casta, estes encontros já se realizam há seis anos, abrangendo várias regiões do País. Estas iniciativas servem para dar a conhecer este tipo de aviação, que ainda não tem grande relevo em Portugal, apesar de ser acessível a qualquer aficionado dos céus. A formação de pilotos nesta modalidade é mais fácil e a manutenção das aeronaves tem custos mais baixos em relação à aviação ligeira.
Além de dar a conhecer a actividade, esta volta permite o convívio entre pilotos de vários pontos do País, fomentado, assim, a troca de ideias e experiências. Na prova estão representados aviões de três gerações diferentes, desde aqueles que são feitos em tubo e tela aos mais sofisticados.
No que toca às condições do aeródromo de Mogadouro, os pilotos foram unânimes em dar-lhe uma boa classificação, já que tem amplas margens de segurança, de estacionamento e uma boa pista asfaltada.
Outros elogios foram, igualmente, para a paisagem duriense, visto que os pilotos sobrevoaram todo o território desde Armamar até Mogadouro.
Houve, ainda, actividades paralelas na escola preparatória de Mogadouro, onde um dos pilotos deu uma aula sobre esta profissão tão aliciante para os mais novos.