Turismo em pacotes

PUB.

Ter, 04/10/2005 - 14:15


A Associação de Promoção Turística Portugal Nordeste foi constituída formalmente na passada terça-feira.

Oito empresários de diversos sectores do turismo, entre os quais agências de viagens, alojamento e restauração, assinaram a escritura para a legalização desta associação, que vai estar aberta a todos os empresários turísticos do distrito de Bragança. A associação “Portugal Nordeste”, que tem como principal objectivo promover o turismo da região através da criação de pacotes personalizados e atractivos, vai ser constituída por 20 empresários, que têm vindo a acompanhar o processo desde o início.
Após a constituição desta colectividade, vão ser eleitos os órgãos sociais que vão formar a direcção da Associação “Portugal Nordeste”.
De acordo com o presidente da Região Turismo do Nordeste Transmontano (RTNT), António Afonso, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza em Janeiro do próximo ano, já vão ser apresentadas propostas concretas aos operadores turísticos nacionais.
Para já, os empresários vão elaborar material promocional, para darem a conhecer as suas ofertas e elaborar pacotes turísticos adequados às preferências dos turistas que visitam o Nordeste Transmontano.
Os pacotes turísticos vão estar ligados a diversos temas que fazem parte das tradições, das paisagens e do património transmontano.

Criação de novos sectores

A par da rentabilização dos sectores do turismo existentes, esta associação também vai dinamizar empresas ligadas ao turismo que, até ao momento, não têm apostado na divulgação das suas potencialidades.
O aluguer de viaturas é um dos sectores que vai ser expandido, dado que, segundo António Afonso, é fundamental rentabilizar o turismo que chega através da ligação aérea Paris-Agen-Bragança.
“Neste momento os turistas chegam ao aeródromo de Bragança e, se quiserem alugar uma viatura não têm qualquer tipo de oferta naquele local. Com esta associação vamos superar este tipo de falhas e também vão surgir os guias turísticos, para orientarem os visitantes”, concluiu o presidente da RTNT.
No Dia Mundial do Turismo foram, ainda, assinados protocolos com a Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela e a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino. Estes protocolos têm em vista a colaboração destas entidades nas diversas actividades promovidas pela RTNT.