class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165566 node-type-noticia">

            

Túnel do Marão a concurso

Ter, 13/02/2007 - 17:14


A empresa Estradas de Portugal (EP) lançou, no passado sábado, o concurso público para a concessão do Túnel do Marão.

A empreitada engloba a concepção, construção, aumento do número de vias, financiamento, exploração e conservação de uma extensão de cerca de 30 quilómetros de auto-estrada, entre Amarante e Vila Real, com custos para os utentes.
No entanto, quatro quilómetros do troço entre Amarante e Padronelo irão resultar do alargamento do actual IP4, pelo que não será cobrada portagem ao tráfego local.
No lanço Padronelo- Campeã está prevista a construção de um túnel, com cerca de seis quilómetros, que, segundo a EP, será o maior túnel de Portugal.
Esta concessão, que prevê um investimento global de 370 milhões de euros até 2011, será realizada em regime de portagem por um prazo máximo de 30 anos, tal como previsto nos termos do caderno de encargos.
A futura auto-estrada vai rasgar a serra do Marão, atravessando os concelhos de Amarante, Baião, Peso da Régua e Vila Real. Trata-se de uma obra com início no final da A4, em Amarante, que irá ligar ao actual IP4 em Parada de Cunhos, nas proximidades de Vila Real.
A acessibilidade à rede viária já existente é garantida através da construção de quatro nós de ligação, designadamente nas zonas de Geraldes, Padronelo, Campeã e Parada de Cunhos.
Recorde-se que a concessão desta obra, que posteriormente terá continuação até Bragança e Quintanilha, foi lançada cerca de um ano mais tarde do que o previsto, inicialmente, pelo Governo.