Tuberculose em Bragança

PUB.

Ter, 03/01/2006 - 14:41


A comunidade escolar e a população estão preocupadas com os dois casos de tuberculose detectados no passado mês de Dezembro, na Escola EB 2,3 Paulo Quintela, em Bragança.

Assim que tomou conhecimento das situações, o Centro de Saúde de Bragança (CSB) associou-se à escola para iniciarem, em conjunto, uma acção de informação a todos os alunos e comunidade escolar.
Foram distribuídos panfletos e uma carta, acerca da tuberculose, a explicar o ocorrido, com um destacável onde os pais ou encarregados de educação podiam autorizar o rastreio aos alunos.
Os docentes e funcionários, visto não necessitarem de qualquer autorização, começaram, ontem, a ser rastreados. Os estudantes irão fazer testes de despistagem durante as duas próximas semanas.
Os casos foram dados a conhecer ao delegado de saúde, Vítor Lourenço, que revelou que os doentes estão a ser acompanhados e irão prosseguir com o tratamento nas suas casas. Segundo o responsável, “ainda não é possível saber se as duas situações estão, ou não, inter-ligadas”.
O risco de contágio é mínimo, na opinião do profissional de saúde. “Mas, vai ser feito o rastreio para saber se há mais algum caso”, adianta Vítor Lourenço.
As aulas recomeçaram, ontem, normalmente e, segundo o presidente do Conselho Executivo, Germano Lima, “não houve nenhuma reacção, quer por parte dos encarregados de educação, quer por parte dos alunos”.

Doença infecciosa

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo bacilo de Koch. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), só no ano de 1990 foram diagnosticados oito milhões de novos casos de tuberculose activa em todo o mundo.
Em Portugal, segundo a médica do CSB e coordenadora do Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP), Fátima Valente, “o distrito de Bragança é dos que regista menos casos de tuberculose, sendo no litoral onde se detectam mais situações de doença”.