Transmontanos à conquista de França

PUB.

Ter, 30/08/2005 - 14:50


Começou ontem uma viagem promovida pela Região de Turismo do Nordeste Transmontano (RTNT) para promover as potencialidades do distrito, a partir das ligações criadas pela Aerocondor entre Bragança, Agen e Paris (França)

Eram 9:30 horas quando uma comitiva constituída pela RTNT e representantes da ADETURN, ICEP e Confraria dos Gastrónomos e Enófilos de Trás-os-Montes e Alto Douro embarcou no aeródromo de Bragança, com destino a Agen, acompanhados de seis jornalistas.
O grupo chegou àquela cidade francesa às 12:40 para participar num almoço que decorreu no Conselho Geral daquela cidade. Além do presidente e do vice-presidente daquele órgão, no encontro participaram, também, os presidentes do Comité Departamental do Turismo, da Aglomeração de Agen, da Câmara Municipal e da Câmara de Comércio e Indústria (CCI), bem como um representante da Associação Franco-Portuguesa de Agen.
Do programa constou, também, uma visita a Nérac, passeio de barco no rio Baïse e visita ao Castelo de Henri IV. Após a passagem pelo porto de Buzet e aperitivo nas caves do vinho com o mesmo nome, a comitiva foi recebida num jantar que decorreu na CCI.

Voos quinzenais em Setembro

Para hoje estão agendadas visitas a Bonaguil, Bastide de Monflanquin, Penne d´Agenais e a uma unidade de transformação de ameixa, com prova de várias especialidades.
De regresso a Agen, o grupo parte à descoberta da cidade e é recebido num jantar oficial, a convite da Câmara Municipal. Amanhã, os agentes turísticos transmontanos embarcam em direcção a Paris, após conhecerem a freguesia de Ponte du Casse. Na capital francesa decorrerá uma reunião na Associação Cultural e Recreativa de St. Antoine, ao passo que, no dia seguinte, a comitiva encontra-se com operadores turísticos franceses, na delegação do ICEP, em Paris.
O regresso far-se-á na sexta-feira, no trajecto Paris (Orly)-Agen-Bragança.
Recorde-se que a Aerocondor começou a assegurar estes voos no passado dia 29 de Julho. Durante este mês, a partida para França fez-se à segunda-feira, com regresso à sexta.
A partir de Setembro, os voos experimentais vão continuar, mas de forma quinzenal. Ou seja, o embarque para Bragança far-se-á no próximo dia 2 de Setembro, com regresso marcado para o dia 4. A viagem repete-se a 16 de Setembro, com regresso a França no dia 18.