Tractor volta a matar

PUB.

Ter, 03/10/2006 - 14:31


Um homem perdeu a vida, anteontem, cerca das 15 horas, quando o tractor agrícola que conduzia capotou junto à aldeia da Vilariça, no concelho de Mogadouro.

A máquina agrícola circulava na estrada municipal que liga as localidades de São Martinho do Peso e Variz. Quando uma das rodas dianteiras do tractor entrou na valeta, sem que o condutor se apercebesse, deu-se o capotamento, que projectou o manobrador, provocando-lhe ferimentos graves.
Fernando Fernandes, de 65 anos, foi prontamente socorrido pelos Bombeiros Voluntários de Mogadouro (BVM) e transportado para o Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde daquela vila, onde viria a falecer por não resistir aos ferimentos.
O Centro de Orientação de Doentes Urgentes/INEM ainda accionou a Viatura de Emergência Medica e Reanimação (VMER), que não chegou a ser utilizada no teatro de operações, dado encontrar-se estacionada na unidade hospitalar de Bragança, a 80 quilómetros de Mogadouro.
Em declarações ao Jornal NORDESTE, o ajudante de comando dos BVM, Rui Fernandes, disse não compreender os motivos do acidente. No entanto, colocou a hipótese da chuva ter contribuído para tragédia. “A terra poderá ter ficado mais macia e não aguentou com o peso do tractor, o que fez com que este tombasse”, explicou o operacional.
Este é o primeiro acidente a envolver um tractor agrícola, depois do Governo Civil de Bragança ter iniciado uma campanha de sensibilização inédita no País, com a vista a diminuir os acidentes com tractores agrícolas.
Recorde-se que, só este ano, estas máquinas agrícolas já mataram 11 pessoas no distrito de Bragança.