Torneiras combatem incêndios

PUB.

Qui, 29/06/2006 - 10:11


O serviço de Protecção Civil de Torre de Moncorvo instalou, em vários pontos estratégicos do concelho, pontos de água para facilitar o enchimento dos auto-tanques dos bombeiros durante as acções de combate a incêndios, em especial os florestais.

Os dispositivos foram instalados à entrada da aldeia de Carviçais e na zona industrial do Larinho, estando ligados ao sistema de abastecimento de água da barragem de Vale Ferreiros.
Na Serra do Reboredo há mais unidades do género, tal como no cruzamento da Lousa com o de Cabeça Boa, estando esta estrutura ligada à Barragem do Palameiro. O mesmo acontece na Cardanha e em Urros, cujas torneiras são servidas por outros tantos sistemas de abastecimento de água ao concelho de Torre de Moncorvo.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, José Aires, estes sistemas em locais estratégicos fazem com que as viaturas dos bombeiros sejam abastecidas rapidamente para voltarem ao teatro de operações.
As unidades de abastecimento de água são construídas em metal e protegidas desde a base com um sistema de abertura e fecho compatível com os das bocas-de-incêndio espalhadas pelas pelo concelho.
O sistema é pioneiro na região do Douro Superior e vai permitir uma maior mobilidade aos corpos de bombeiros que actuam na região em caso de incêndio.
Recorde-se que os concelhos do sul do distrito de Bragança têm sido dos mais fustigados pelas chamas durante Verão, daí a justificação para a instalação deste sistema de abastecimento de viaturas.